Pro amanhecer feliz
Seminário: Pro amanhecer feliz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xavierhkd • 18/11/2013 • Seminário • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
Trabalho
De
Português
Pelotas, 8 agosto de 2013
Introdução:
O trabalho será sobre o filme “Pro dia nascer feliz”, trata-se de um documentário, que mostra a realidade de algumas escolas do Brasil. O documentário expressa as diferenças sociais, tanto na estrutura de cada escola quanto nas diferenças de agir por cada aluno no aprendizado.O trabalho terá perguntas sobre o documentário.
“Pro dia nascer feliz”
O documentário tem inicio mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, na cidade chamada Manari, onde nem uma escola com uma boa estrutura tem além da ausência de muitos professores em sala de aula, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes o ônibus se quebra. Em meio a toda situação mostrada, existe uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, que mostra um ótimo dom para o aprendizado educacional e dedicação á poesia, diferentemente das condições que a escola proporciona e que às vezes professores duvidam de textos escritos pela aluna.
O documentário segue até o estado do Rio de Janeiro, em uma escola pública na cidade de Duque de Caxias, onde na ocasião alunos explicam que roubam por falta do que fazer ou mesmo por ódio. Em reuniões, os professores ficam preocupados em não saber o que fazer para coibir esses tipos de situações. Em certos momentos alunos fazem brincadeiras de mau gosto com alguns professores.
A falta de professores e o não interesse dos alunos é a realidade de Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo. Em um dos momentos do filme, há uma garota chamada Keila em que em vários momentos cita o desejo de se sentir triste, e outro estudante mostra o interesse de ser padre e estudar filosofia, em meio a tudo isso se destaca uma professora que com prazer, planeja brincadeiras prazerosas para seus alunos, ela relata também que por desgaste ocorre a sua ausência em sala de aula.
Na parte final do documentário, é citada outra cidade de São Paulo e é relatada por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência entre os mesmos.
O documentário relata essas realidades que foram citadas em cada colégio, em que não são apenas as diferenças de dedicação de alunos, violência e desrespeito um contra o outro, falta de estrutura no ambiente ou mesmo professores que se ausentam, mas também a falta do acompanhamento dos pais, e que em certos momentos dificultam uma realidade positiva. No filme percebemos a idéia de Rousseau de que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, em que na vida todos tem a oportunidade, mas se relacionarmos com más pessoas teremos a mesma mentalidade.
Trabalho de Português
a)O que você entende como sistema educacional?(MX.6L M.4L)
Sistema educacional é o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação.O sistema educacional desenvolve-se através de um conjunto organizado de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas e privadas.
b)Sabemos que nas escolas brasileiras existem muitas dificuldades a serem superadas.Escolha um exemplo que apareça no documentário e escreva sobre ele:(MX.15L M.8L)
O documentário tem início mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, na cidade chamada Manari, onde nem uma escola com uma boa estrutura tem além da ausência de muitos professores em sala de aula, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes o ônibus se quebra. Em meio a toda situação mostrada, existe uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, que mostra
...