Pro dia nascer feliz
Artigo: Pro dia nascer feliz. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 180829 • 11/10/2013 • Artigo • 590 Palavras (3 Páginas) • 965 Visualizações
Nome: Valéria da Silva Soares Brandão RA: 5651971438
Prof.ª Renata Kassis
Disciplina: Didática
Tema: Pro dia nascer feliz.
O documentário relata sobre a desigualdade social entre o sistema de ensino nas escolas, em diferentes estados, onde tem escolas que as condições dos seus alunos são de poder aquisitivo bastante precário, devido sua falta de estrutura familiar. Na cidade do Rio de Janeiro onde criminalidade opera com força deixando as crianças sem opção de mudar de vida. Por que é pratico roubar ou vender drogas e ganhar dinheiro fácil ao estudar e ter um emprego digno e ganhar pouco.
No entanto de quem será a culpa? Dos pais que nos tempos de hoje trabalham tanto, e ficam sem tempo para saber o que acontece com seus filhos, ou do governo que não dá estrutura para os professores, como remuneração e material didático com mais flexibilidade para o professor trabalhar em sala de aula.
No filme relata uma cidade no estado do Pernambuco onde a escola é precária sem condições de se dar aula, porem há algo diferente, pois, mesmo com tanta dificuldade tem alunos que se sobressai com sua força de vontade de sair daquela situação de pobreza e deseja ter uma vida melhor. Falando de vida melhor neste mesmo documentário, mostra o outro lado da moeda, que são escolas extremamente estruturadas e com professores bem pagos, porem sem liberdade de alterar de forma mais clara as atividades para seus alunos, porem, mas estimulados a trabalhar porque tem incentivo.
Nesta escola tradicionalista, prepara os seus alunos para ir direto para faculdade, e serem homens e mulheres com sua formação acadêmica completa, mas não ensina, ou, melhor ensina que eles não têm culpa de terem nascido rico e as outras pessoas não. Claro que as escolas particulares têm ótima formação acadêmica e um material didático excelente, nas suas matérias mostram um pouco de como é a vida de uma pessoa que tem menos poder aquisitivo que outra, e passa por dificuldades tanto financeira quanto na educação. Mas isso não e o suficiente para os alunos desta escola entender o que é pobreza, a dura realidade da vida.
Em relação ao que aprendemos em sala de aula, O filme refere se à escola tradicionalista onde os alunos só decoram e não aprendem o planejamento de aula onde professor recebe já pronto e não tem a liberdade de fazer alteração, dependendo da escola que da aula. A falta de estrutura familiar, onde o aluno busca na escola se refugiar para não cair na criminalidade.
A desigualdade em que vivemos esta retratada na violência nas ruas, onde as pessoas estão com medo de ir e vir, por falta de educação de qualidade e emprego para os nossos jovens que estão a mercê da sociedade que quer sempre esmagar os podres e exaltar os ricos.
Portanto cabe a nós novos professores, tentar mudar dentro da sala de aula os nossos alunos, incentivando a leitura, buscando o melhor, para eles e suas famílias. Pessoas bem instruídas serram cidadãos bem sucedidos.
Contudo entendo que não da pra ficar só olhando as pessoas dormindo nas ruas, sujas, com forme, sem nenhuma perspectiva de vida, se afundando cada vez mais nas drogas, sem fazer nada para mudar. E por isso que acredito, é em sala de aula que começa
...