Probabilidade E Estatísticas
Dissertações: Probabilidade E Estatísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dedeliipe • 11/9/2013 • 1.197 Palavras (5 Páginas) • 386 Visualizações
Relatório 01: Introdução ao Estudo Estatístico
Objetivo da estatística
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.
Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
População e amostra
Qualquer estudo científico enfrenta o dilema de estudo da população ou da amostra. Obviamente tería-se uma precisão muito superior se fosse analisado o grupo inteiro, a população, do que uma pequena parcela representativa, denominada amostra. Observa-se que é impraticável na grande maioria dos casos, estudar-se a população em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos.
A alternativa praticada nestes casos é o trabalho com uma amostra confiável. Se a amostra é confiável e proporciona inferir sobre a população, chamamos de inferência estatística. Para que a inferência seja válida, é necessária uma boa amostragem, livre de erros, tais como falta de determinação correta da população, falta de aleatoriedade e erro no dimensionamento da amostra.
Quando não é possível estudar, exaustivamente, todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.
Gráficos utilizados para apresentação de dados
1- Gráfico polar: É o gráfico ideal para representar séries temporais cíclicas, isto é, séries temporais que apresentam em seu desenvolvimento determinada periodicidade.
Exemplo: A variação da precipitação pluviométrica ao longo do ano ou da
temperatura ao longo do dia, a arrecadação da Zona Azul durante a semana, o
consumo de energia elétrica durante o mês ou o ano, o número de passageiros de uma linha de ônibus ao longo do dia ou da semana, etc.O gráfico polar faz uso do sistema de coordenadas polares.
2- Gráfico em colunas ou em barras múltiplas: Esse tipo de gráfico é geralmente empregado quando queremos representar, simultaneamente, dois ou mais fenômenos estudados como propósito de comparação.
Exemplo:
3- Gráficos em barras: As Categorias são organizadas verticalmente, para focalizar a comparação de valores. São usualmente bem ilustrados num simples
gráfico de barras onde a altura da barra é igual à freqüência.
Dados qualitativos, particularmente quando as categorias são ordenadas, Gráficos de barras empilhadas mostram o relacionamento de itens individuais com o todo.
4- Gráfico em colunas: O gráfico em questão terá a finalidade de demonstrar a projeção dos valores de vendas de diversos produtos durante o primeiro trimestre de um determinado ano em relação à taxa de projeção aplicada a cada mês.
5- Gráfico radar: Um gráfico de radar compara os valores agregados de várias séries de dados.Em um gráfico de radar, cada categoria tem seu próprio eixo de valor, a partir de um centro comum. Linhas fazem a conexão de todos os valores da mesma seqüência.
Um gráfico de radar compara os valores agregados de varias seqüências dedados.
Métodos para coleta de dados
1- Entrevistando:Uma pessoa (entrevistador), usualmente treinado, pergunta ao entrevistado questões por telefone, por computador , ou numa situação "frente a frente." As respostas do entrevistado são usualmente registrada pelo entrevistador num plano de entrevista previamente preparado. Algumas vezes o entrevistado completa primeiro um questionário escrito e o entrevistador então explora por respostas mais detalhadas.
2- Administrando instrumentos: Uma pessoa (administrador) dá instrumentos (questionários, escalas de atitudes, testes) ao sujeito e então coleta depois deque o sujeito ter respondido. Ou o administrador pede ao sujeito para completar uma tarefa tal como ajustar partes juntas extraindo um diagrama ou apontamentos escritos.
Em algumas situações o contato entre o administrador e o sujeito é mínimo.
3- Observação: Uma pessoa (observador) assiste o sujeito (pessoa, animal, etc.) e registra características (observações) da situação sobre um instrumento previamente preparado. Algumas vezes as observações são registradas sobre um filme ou uma fita de áudio e vídeo. Outras vezes o observador vê a situação diretamente.
4- Exame de documentos, materiais e artefatos: Uma pessoa (pesquisador ou assistente) examina documentos, materiais ou artefatos físicos e registra os dados sobre instrumentos
...