Procedimentos Experimentais Relação Dos Materiais Usados No Experimento
Por: Carlos Margon • 25/3/2023 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
RELAÇÃO DOS MATERIAIS USADOS NO EXPERIMENTO
- Gerador de Van de Graaff
- Bastão com esfera de alumínio
- Pedaço de fita de alumínio
- Barbante de algodão
- Alunos (mão encostadas no globo)
- Experimento aproximando a mão da esfera:
Com a esfera de metal eletrizada, e o aluno com as duas mãos em contato com a esfera, foi possível demonstrar a eletrização por contato, poder das pontas e ainda demonstrar que o choque não depende do potencial, mas de uma diferença de potencial, mesmo o aluno, ao estar isolado do chão e em contato com a esfera eletrizada, ficam no mesmo potencial da esfera, onde existe a descarga de elétrons que se movem da esfera para a mão do aluno, o mesmo efeito que acontece quando um pássaro pousa em um fio de alta tensão e não se machuca.
- Experimento com o torniquete:
Iniciamos o experimento aproximando o torniquete na parte superior da esfera do gerador.
Após ligado o gerador eletrostático foi regulado a velocidade da rotação. Observamos que o torniquete girou devido a maior concentração de carga que se encontrava nas ponta, ocorrendo o processo de repulsão que gerou o movimento.
O movimento do torniquete foi no sentido horário, oposto à da direção da ponta.
- Experimento com tiras de alumínio e barbante:
Aproximamos as tiras de alumínio na parte de cima da esfera, ligamos o gerador e regulamos a uma velocidade média e observamos o comportamento, o mesmo aconteceu para o fio de barbante.
Assim, as tiras de alumínio repeliram devido as cargas iguais geradas pela esfera.
O barbante de algodão se deslocou para o centro da esfera, devido a neutralidade da mão, houve atração e repulsão em relação a esfera no experimento.
CONSIDERAÇÕES
Os corpos podem se carregar positivamente ou negativamente, sendo nessa ordem, a dissipação ou recebimento de elétrons, e depende da origem do elemento.
Foi observado que corpos de mesmo material não recebem eletricidade quando atritados.
A capacidade elétrica que o gerador de Van de Graaf é capaz de produzir está lincada com a carga que ele conserva, permitindo que a esfera metálica carrega com uma carga não detectada, no qual o campo extremo para a consistência dielétrica muda conforme o clima, a umidade do ar.
...