PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E MÉTODOS DE CÁLCULO
Por: gasparf • 12/11/2017 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
EXPERIMENTO XI
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
1 Balança de analógica de precisão;
1 Estufa;
MATERIAIS E REAGENTES:
5 gramas de Sulfato de Cobre
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E METODOS DE CALCULOS.
Pesar um vidro de relógio, logo em seguida tarar e pesar 5 gramas de sulfato de cobre, depois levar para a estufa, após 20 minutos retirar e esfriar o mesmo e em seguida pesar todo esse material e verificar a que se sobrou.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Antes de submetermos o Sulfato de Cobre a uma temperatura elevada de 100°C em uma estufa por 20 minutos, esse elemento tinha uma coloração azul forte e bem tonificada.
Após o termino dos 20 minutos foi observado que o Sulfato de Cobre havia perdido a coloração azul e ganhado uma coloração branca.
Peso do relógio de vidro (38,3484 g)
Peso do sulfato de cobre (5g)
Peso do vidro de relógio + sulfato de cobre após passar pela estufa (42,4041g)
[pic 1]
[pic 2]
O sulfato de cobre teve uma perda de cerca de 9% de sua massa inicial.
EXPERIMENTO XII
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
1 proveta de 100 ML
2 Bécker 100 ML
MATERIAIS E REAGENTES:
40 ML de sabão líquido;
40 ML água oxigenada
30 ML de Iodeto de Potássio
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E METODOS DE CALCULOS.
Em uma proveta adicionamos cerca de 40 ML de sabão líquido, e em dois béckers pequenos adicionados cerca de 40 ML de água oxigenada em um e 30 Ml de Iodeto de Potássio no outro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Quando adicionamos a água oxigenada e o iodeto de potássio, ocorreu uma reação de liberação de gases extrema pela substancia e uma mudança de coloração.
A água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio – fórmula H2O2) nada mais é do que a água comum com um átomo a mais de oxigênio. Ela é uma substância instável, que libera esse oxigênio muito facilmente, deixando de ser água oxigenada e transformando-se em água comum (fórmula H2O).
O iodeto de potássio acelera a decomposição da água oxigenada, fazendo com que ela libere o oxigênio de forma muito rápida. Mesmo depois da experiência, não convém tocar na espuma sem proteção nas mãos, pois ainda pode haver água oxigenada que não foi decomposta.
Veja a fórmula dessa reação:
[pic 3]
[pic 4]
...