Processo de Produção de uma Lata de Alumínio
Por: cleodiosvald • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.931 Palavras (8 Páginas) • 637 Visualizações
ETEP Faculdades
Cristian dos Santos Tavares
Guilherme Moreno de Souza Oliveira
Jefferson dos Reis Malerba
Ruy Patrick Andrade de Santana
Thainá Moreira de Souza Silva
Wildson Rodrigo dos Santos
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA LATA DE ALUMÍNIO
São José dos Campos
2016
SUMÁRIO
1.Cronograma .................................................................................................. 03
2.Fluxograma ................................................................................................... 04
3.Introdução teórica .................................................................................................06
4.Desenvolvimento ........................................................................................... 07
5.Conclusão ...................................................................................................... 10
6.Bibliografia .....................................................................................................11
1. CRONOGRAMA
2. FLUXOGRAMA
[pic 1]
Início[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
Não[pic 15][pic 16][pic 17]
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
[pic 21]
[pic 22]
[pic 23]
[pic 24]
[pic 25]
[pic 26]
[pic 27]
[pic 28]
[pic 29]
[pic 30]
[pic 31]
[pic 32]
Não[pic 33][pic 34]
[pic 35]
[pic 36]
[pic 37]
[pic 38]
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A escolha deste processo se deu pela curiosidade de conhecer mais sobre a fabricação da lata de alumínio, pois ela está presente no nosso dia-a-dia e muitas vezes nos passa despercebida. Por trás de uma simples lata de alumínio há vários processos envolvidos, muitas pessoas que trabalharam horas para produzir esse objeto que nem damos valor, as máquinas gigantescas que são capazes de produzir quatro bilhões dessas latinhas por ano, isso e muito mais estaremos apresentando neste trabalho.
O alumínio foi escolhido para este processo pelas suas características físico-químicas de ser anticorrosivo, maleável (se adaptando a qualquer forma que lhe for imposta) e além de tudo isso e muito mais ele é um material 100% reciclável, o que as empresas têm buscado muito hoje em dia pela falta de matéria-prima e preservação ambiental.
O primeiro passo para o processo é a chegada da matéria-prima na empresa que vem em formato de bobinas onde se tem vários metros de chapa de alumínio, essas chapas são cortadas em uma prensa em pequenos copos de alumínio esses copos vão para uma segunda prensa, mas está faz o processo de extrusão por pressão conformando os pequenos copinhos nas latas que conhecemos, onde a parte de baixo é mais resistente e o corpo mais frágil, por esse motivo conseguimos amassá-la com as mãos. A tampa também é mais resistente para aguentar a pressão do produto e empilhamento. A próxima etapa é a de limpeza ou lavagem, onde as latas são preparadas para receber o material de consumo, onde passam por um revestimento no interior da lata (verniz), para que o produto não entre em contato direto com o alumínio.
Após a limpeza, as latas vão para a parte estética onde recebem a embalagem do produto, que é feito por uma grande impressora.
A inspeção final é bem rigorosa, não deixa um amassado sequer passar. Se houver qualquer falha elas são descartadas, sendo depositas em uma grande caixa e enviadas para serem prensadas, e então reaproveitadas por serem 100% recicláveis (FABRICAÇÃO... 2014).
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Extração da matéria prima - A primeira etapa de mineração da bauxita começa pela remoção da vegetação e do solo orgânico bem como das camadas superficiais do solo, principalmente das argilas e lateritas. Somente então começa o beneficiamento da bauxita. O minério sofre uma britagem; a seguir ele é lavado e secado (CARDOSO, 2016). [pic 39]
4.2 Obtenção da Alumina – Para separar a alumina da bauxita é utilizado uma solução aquecida de soda cáustica (hidróxido de sódio) e de cal (óxido de cálcio), essa mistura é bombeada para o interior de recipientes de alta pressão e aquecida, a soda cáustica dissolve a alumina, que se precipita da solução saturada. O material precipitado é filtrado e lavado, para remover e recuperar a solução cáustica. Todo o restante é eliminado por filtragem e a alumina é seca até atingir a forma de pó branco (HYDRO, 2016).
4.3 Obtenção do Alumínio – A alumina é misturada com fluoretos e essa mistura é submetida à eletrólise ígnea em fornos eletrolíticos. A passagem de corrente elétrica faz com que o alumínio se separe da solução e o oxigênio seja liberado. Assim, o alumínio puro líquido se deposita no fundo do forno e depois é aspirado através de sifões, após todo esse processo o alumínio recebe a forma na qual ele será comercializado (HYDRO, 2016).
4.4 Prensagem e estampagem – Nesta etapa o alumínio já laminado e em bobinas entra em uma prensa de estampagem onde ele e cortado em discos que por sua vez são transformados em copos. Esses copos são levados para outra prensa onde passam por um processo chamado extrusão por impacto e adquirem a forma da lata como a conhecemos (LATAPACK-BALL, 2016). [pic 40] [pic 41]
...