Processo de desenvolvimento de sofware comparação entre metodologias ágeis e tradicionais
Artigo: Processo de desenvolvimento de sofware comparação entre metodologias ágeis e tradicionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brigiane • 20/7/2014 • Artigo • 601 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
Universidade Do Estado de Santa Catarina – Centro de Educação do Alto Vale do Itajaí
Matéria: Arquitetura de Computadores
Semestre: 3
Estudante: Brigiane Machado da Silva Cardoso
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFWARE COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS ÁGEIS E TRADICIONAIS
De acordo com Lima (2013) em 1978 o quase todos os programas sérios eram elaborados em assembly. Nos anos seguintes os computadores possui uma capacidade muito maior. Desafiando então a capacidade de memória, estes programas então começaram a serem escritos em linguagem de alto nível como C, Pascal.
Segundo Soares (2004) neste processo de construção de software inicialmente existiam as metodologias tradicionais que também são chamadas de pesadas ou orientadas a documentação, esse tipo de tecnologia surgiu num contexto muito diferente do atual eram baseados apenas em mainframe e terminas burros, e o custo de alteração era altíssimo, pois não existia ferramentas de auxilio a desenvolvimento de software , como depuradores, analisadores de código, principal modelo dessa metodologia é o modelo Clássico.
O modelo Clássico também chamado de sequencial foi muito utilizado na década de 90, ele consiste em uma sequência a ser seguida de uma etapa a outra. Cada etapa tem associada ao seu término uma documentação padrão que deve ser aprovada para que se inicie a etapa imediatamente posterior. De uma forma geral fazem parte do modelo Clássico as etapas de definição de requisitos, projeto do software, implementação e teste unitário, integração e teste do sistema, operação e manutenção. O problema do modelo em Cascata é sua inflexível divisão do projeto em fases distintas, o que dificulta possíveis alterações que são comuns no desenvolvimento de um projeto. É um modelo que deve ser usado somente quando os requisitos forem bem compreendidos. Soares (2004).
Diferente de Metodologias Ágeis que se tornou mais popular em 2001 quando dezessete especialistas em processos de desenvolvimento de software representando os métodos chamado de “Manifesto Ágil”, que não rejeita os processos e ferramentas, a documentação, a negociação de contratos ou o planejamento, mas simplesmente mostra que eles têm importância secundária quando comparado com os indivíduos e interações, com o software estar executável, com a colaboração do cliente e as respostas rápidas a mudanças e alterações. Esses conceitos aproximam-se melhor com a forma que pequenas e médias organizações trabalham e respondem a mudanças. Entre as metodologias ágeis a mais conhecida é a Extreme Programming. Soares(2004)
A Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. Dentre as principais diferenças da XP em relação às outras metodologias estão: Feedback constante, Abordagem incremental e A comunicação entre as pessoas é encorajada. enfatiza o desenvolvimento rápido do projeto e visa garantir a satisfação do cliente, além de favorecer o cumprimento das estimativas. As regras, práticas e valores da XP proporcionam um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos por
...