Processos Adm
Artigo: Processos Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rickkardoso • 29/3/2014 • 932 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Pesquisa individual: Henrique Cardoso
1. Quais são as habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
R: Nos dias de hoje para que haja uma grande gestão requer um profissional com êxito em liderança onde saiba analisar os pontos tantos negativos e positivos, que trace metas e rotas de crescimento competitivo e mantenha sua equipe sempre motivada, mas somente isso não é suficiente para um cargo executivo são necessárias outras habilidades para que tenha êxito na gestão. Entre elas estão:
Adaptabilidade – Todo bom líder não importa o segmento da empresa ou o cargo em que este situado ele adapta – se as regras mesmo que necessário ajuda, ele sabe o que de ser feito.
Resiliência – Nada mais é do que a capacidade de aceitar que a pressão faz parte do jogo. E tem a plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem.
Interatividade – cercar de pessoas confiáveis e competentes no que fazem, também fazendo com que elas se inspirem no chefe que tem. O bom líder cobra mais ao mesmo tempo comemora o resultado de sua equipe tem uma proximidade faz com que o líder saiba com que ele esta trabalhando.
Polivalência - Da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto logística e marketing e souberam extrair o melhor de cada experiência.
Ponderação – é chamada a maneira de tomar decisões que alteram o rumo da entidade. Ponderar pode – se entender como buscar as melhores alternativas para o gestor, a companhia e os demais envolvidos, obtendo habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso.
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?
R: Empresa - Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital). Outro conceito possível de se adotar a empresas.
As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade económica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do sector primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).
Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas).
Gestor - o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução
...