Processos de Fabricação Forjamento
Por: gilbertocoelho • 26/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 252 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Processos de Fabricação
Forjamento
É um processo de conformação mecânica, que visa alterar de forma definitiva as dimensões finais e as características metalúrgicas de uma peça.
O forjamento é um dos processos de fabricação mais antigos do mundo, seus primeiros registros datam de aproximadamente 5.000 A.C.
O metal geralmente é aquecido e moldado por martelamento ou por prensagem.
No forjamento por martelamento são utilizados martelos de forja que aplicam pancadas rápidas e sucessivas no metal, aplicando pressão no momento do contato do martelo com a peça metálica, o moldando atingindo as suas camadas mais externas. Esse processo pode gerar tensões no metal, que se não forem controlados por tratamento térmico adequado pode gerar falhas.
No forjamento por prensagem o metal recebe uma força de compressão em baixa velocidade e a pressão atinge o seu grau máximo antes de ser retirada, atingindo as camadas mais profundas do material, tornando-o mais homogêneo e melhorando as suas características metalúrgicas.
No forjamento livre o material é deformado por compressão direta entre ferramentas planas ou de formato simples. Este processo geralmente é usado para a fabricação de grandes peças ou quando o número a ser produzido é pequeno, não compensando a confecção de matrizes caras.
No forjamento em matriz fechada o material é deformado entre duas metades de matrizes que fornecem a forma desejada a peça. A sua principal vantagem é conseguir produzir peças com tolerâncias dimensionais mais estreitas. A desvantagem desse método é o elevado custo para a confecção das matrizes, necessitando que se tenha uma alta produção para justificar o investimento.
...