Produção de Palma no Brasil e no Mundo
Por: michelearias • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Os especialistas estimam que produção mundial de óleo de palma atinja cerca de 58 milhões de toneladas em 2014. Mundialmente, a cultura ocupa 8% das terras alocadas para o cultivo de oleaginosas. A palma fornece quase um terço da produção global de óleos vegetais (ABRAPALMA, 2014).
Malásia e Indonésia são responsáveis por 85% da produção mundial. Nigéria, Tailândia, Colômbia, Equador e Papua e Nova Guiné representam juntas 6,6% da produção. O saldo de 8,4% divide-se entre outros 36 países, incluindo o Brasil – que está longe de ser considerado um grande produtor do óleo de palma.
Na tabela apresentada abaixo pode-se ver os maiores produtores de palma no mundo:
Tabela 1: Maiores produtores de palma no mundo
O Brasil produz cerca de 370 mil toneladas de óleo de palma. A maior parte provêm do território paraense. Entretanto, a produção nacional não consegue suprir a demanda interna que hoje é de, aproximadamente, 500 mil toneladas por ano, ou seja, o país importa o produto em vez de produzi-lo em áreas degradadas, o que ajudaria a melhorar o balanço de emissões de gases de efeito estufa na agricultura amazônica.
Além disso, a palma é a oleaginosa de valor econômico mais produtiva que se conhece. Sua produtividade média de 4 toneladas de óleo por hectare/ano, dez vezes mais que o óleo de soja, por exemplo. Ou seja, ele é mais competitivo no mercado mundial do que os produtos similares (ABRAPALMA, 2011).
A partir de dados do Oil World Anual no ano de 2004 a área mundial cultivada com palma foi calculada em 8.592.00ha. Os países que possuem maior área plantada são Malásia e Indonésia, com 3.466.000ha e 3.320.000ha, respectivamente. Em seguida, porem com áreas substancialmente menores, estão Nigéria, Tailândia, Colômbia, Costa do Marfim, Equador e Papua Nova Guiné. A tabela 1 apresenta a evolução da área plantada no mundo e nos principais países produtores de 1999 a 2004.
Tabela 2: Área com plantios de palma em produção no mundo (1000ha)
Fonte: Oil World Annual, 2005
Em relação à produtividade, entre os principais países produtores, a Malásia lidera o ranking com 4,1t de óleo por hectare, seguida da Papua Nova Guiné e da Costa Rica, com 63 3,9t.óleo/ha. A tabela 2 apresenta as produtividades dos principais países produtores e mostra que a palma é uma cultura oleaginosa extremamente produtiva (AGRIANUAL, 2006).
...