Produção mais limpa
Por: Andre Macedo • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
ANÁLISE CRITICA ANÁLISE DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS PARA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. ESTUDO DE CASO EM SERVIÇOS DE EDIFÍCIO RESIDENCIAL.
Aluno: André Macedo R.A: 20569134Turma: MatutinoEngenharia Civil
De Acordo com esse artigo, só tenho um ponto a ressaltar como uma análise critica, é a respeito do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).·.Pode-se Entender que CONOMA é uma espécie de Fiscal que não é do Governo e nem particular, à pesquisa, em que tive acesso não me deixou claro o que seria CONAMA e nem o poder que ele tem sobre obras ou meios de punição. Por meios de pesquisa e curiosidade não cheguei à conclusão final de quem pertence o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).·.
P+L (Produção mais limpa) De Acordo com o texto, a construção civil é um setor que tradicionalmente não apresenta grandes mudanças no processo construtivo. Com o passar dos anos, Novas exigências legais e a competitividade do setor foram representam fatores importantes para mudança nas praticas implantadas·.O conceito do desenvolvimento sustentável é motivado por uma nova realidade: a escassez de recursos naturais, e tendo essa consciência. Para as empresas se manterem no mercado, torna-se importante a busca pelo desenvolvimento sustentável. Neste sentido as razoes que justificam tal afirmação são numerosas, a saber: a busca pela qualidade de vida, fontes de financiamento para inovação tecnológica, competitividade, globalização, consumidores mais conscientes Etc.Um estudo feito pela UNEP em (2010), afirma que a sustentabilidade na construção civil não é apenas um desafio local, mas de caráter global, pois inúmeros obstáculos precisam ser transpassados conforme os dados a seguir.
1,8 Bilhões de pessoal irão sofrer por escassez de água até 2025 principalmente na Ásia e África.·.
1,6 estão sem acesso a energias elétricas.
Cada ano 2milhoes de pessoas more prematuramente devido à poluição do ar
Atualmente 1bilhão de pessoas habitam em favelas sem água e saneamento
A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades de médio e grande porte têm provocado inúmeros problemas para a destinação do grande volume de resíduos gerados em atividades de construção, renovação e demolição de edificações e infraestrutura urbanas, condicionando os gestores públicos a adotarem soluções mais eficazes para a gestão desses resíduos.PRODUÇÃO MAIS LIMPA CONCEITO: Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais, a UNIDO ( Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) criaram um programa para a disseminação das praticas de P+L no mundo. No Brasil, em 1995, foi criado o Centro nacional de tecnologias Limpas (CNTL), sediado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. Em 1999, foi criada a Rede brasileira de Produção mais Limpa, Distribuída hoje por mais de 20 Estados, envolvendo instituições como governo, bancos, indústrias e universidades.De acordo com o CNTL a “Produção mais Limpa é aplicação de uma estratégia técnica, econômica”.·.
Reduz os custos da Produção;
Melhora a eficiência do processo e a qualidade do produto, assim contribuindo para a inovação industrial e a competitividade;
Reduz os ricos para trabalhadores e comunidade;
Proporciona melhorias na imagem da empresa;
Entretanto o CNTL (2004) descreve que a P+l não é um tema ambiental e econômico, mas também um tema social, pois considera que a produção da geração de resíduos em um processo produtivo, muitas vezes. Possibilita resolver problemas relacionados á Saúde e á segurança ocupacional dos trabalhadores.
PRODUÇÃO CIENTIFICA: Segundo Molinari (2010), a evolução da produção mais limpa cientifica sobre produção mais limpa ao longo dos anos vem crescendo
...