TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção mais limpa

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE CRITICA ANÁLISE DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS PARA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. ESTUDO DE CASO EM SERVIÇOS DE EDIFÍCIO RESIDENCIAL.

Aluno: André Macedo R.A: 20569134 Turma: Matutino Engenharia Civil

De Acordo com esse artigo, só tenho um ponto a ressaltar como uma análise critica, é a respeito do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).·. Pode-se Entender que CONOMA é uma espécie de Fiscal que não é do Governo e nem particular, à pesquisa, em que tive acesso não me deixou claro o que seria CONAMA e nem o poder que ele tem sobre obras ou meios de punição. Por meios de pesquisa e curiosidade não cheguei à conclusão final de quem pertence o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).·.

P+L (Produção mais limpa) De Acordo com o texto, a construção civil é um setor que tradicionalmente não apresenta grandes mudanças no processo construtivo. Com o passar dos anos, Novas exigências legais e a competitividade do setor foram representam fatores importantes para mudança nas praticas implantadas·. O conceito do desenvolvimento sustentável é motivado por uma nova realidade: a escassez de recursos naturais, e tendo essa consciência. Para as empresas se manterem no mercado, torna-se importante a busca pelo desenvolvimento sustentável. Neste sentido as razoes que justificam tal afirmação são numerosas, a saber: a busca pela qualidade de vida, fontes de financiamento para inovação tecnológica, competitividade, globalização, consumidores mais conscientes Etc. Um estudo feito pela UNEP em (2010), afirma que a sustentabilidade na construção civil não é apenas um desafio local, mas de caráter global, pois inúmeros obstáculos precisam ser transpassados conforme os dados a seguir.

1,8 Bilhões de pessoal irão sofrer por escassez de água até 2025 principalmente na Ásia e África.·.

1,6 estão sem acesso a energias elétricas.

Cada ano 2milhoes de pessoas more prematuramente devido à poluição do ar

Atualmente 1bilhão de pessoas habitam em favelas sem água e saneamento

A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades de médio e grande porte têm provocado inúmeros problemas para a destinação do grande volume de resíduos gerados em atividades de construção, renovação e demolição de edificações e infraestrutura urbanas, condicionando os gestores públicos a adotarem soluções mais eficazes para a gestão desses resíduos. PRODUÇÃO MAIS LIMPA CONCEITO: Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais, a UNIDO ( Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) criaram um programa para a disseminação das praticas de P+L no mundo. No Brasil, em 1995, foi criado o Centro nacional de tecnologias Limpas (CNTL), sediado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. Em 1999, foi criada a Rede brasileira de Produção mais Limpa, Distribuída hoje por mais de 20 Estados, envolvendo instituições como governo, bancos, indústrias e universidades. De acordo com o CNTL a “Produção mais Limpa é aplicação de uma estratégia técnica, econômica”.·.

Reduz os custos da Produção;

Melhora a eficiência do processo e a qualidade do produto, assim contribuindo para a inovação industrial e a competitividade;

Reduz os ricos para trabalhadores e comunidade;

Proporciona melhorias na imagem da empresa;

Entretanto o CNTL (2004) descreve que a P+l não é um tema ambiental e econômico, mas também um tema social, pois considera que a produção da geração de resíduos em um processo produtivo, muitas vezes. Possibilita resolver problemas relacionados á Saúde e á segurança ocupacional dos trabalhadores.

PRODUÇÃO CIENTIFICA: Segundo Molinari (2010), a evolução da produção mais limpa cientifica sobre produção mais limpa ao longo dos anos vem crescendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com