Programaçao Web
Tese: Programaçao Web. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogeriopessoa • 25/8/2014 • Tese • 569 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
HTML (Hipertext Markup Language) – Linguagem de marcação de Hipertexto.
É uma linguagem de marcação (tag) criada em 1991 por Tim Berners-Lee, inicialmente projetada para interligar instituições de pesquisa e compartilhar documentos. Junto com o World Wide Web em 1992 ajudou a propagar a internet.
Pode ser facilmente criada em qualquer editor de textos, é do tipo estática e permite ao usuário marcar onde cada texto poderá ser alocado, não podendo incluir efeitos especiais ou funções.
Por não ser uma linguagem dinamizada não se tem grandes vantagens em utilizar o HTML se não para realizar as marcações das páginas e criar links.
CSS (Cascading Style Sheets) – Linguagem de Folhas de Estilo
Uma linguagem de estilos para definir o layout de documentos HTML, usada para formatar conteúdos estruturados.
Com as CSS pode-se usar três tipos de regras de estilo para aplicar a uma página.
Folha de estilo externa – que armazena um arquivo separado do arquivo HTML, a mais usada, pois separa as formatações HTML da estrutura básica da pagina.
Folha de estilo interna – está inserida diretamente no arquivo <head> .
Estilo inline (em linha) – apesar de não apropriado, pode ser usado para inserir a linguagem de estilo diretamente na tag HTML.
Utilizar CSS pode trazer grandes benefícios, tais como, controle total do layout de vários documentos, acessibilidade (pessoas com deficiência visual pode aumentar o estilo do tamanho do texto).
JavaScript
Seus comandos e funções são incorporadas as tags HTML e baseada em linguagem a objetos, uma linguagem dinamizada e que utiliza de scripts, além de ser incorporada aos navegadores (browsers).
As vantagens de se utilizar o JavaScript é o fato de se poder inserir muitos efeitos para dinamizar o site, permitir executar ações para resposta aos comandos do usuário, não é compilado, portanto, deve ser colocado junto aos comandos da linguagem HTML, fácil utilização, não exige recursos server side.
Desvantagens no uso da linguagem podem ocorrer na usabilidade (muitos efeitos, pop ups), problema ao navegar em diferentes versões de browsers, além de não ser boa ferramenta para interagir com base de dados.
Java
Suporta as principais linguagens de orientação a objetos, sendo hoje a linguagem mais utilizada no mundo, já que não é apenas linguagem, mas plataforma.
As vantagens de se utilizar Java são muitas, dentre elas estão, Independe de Sistema Operacional, robusto, API’s completas, permite inúmeras formas de se estruturar a arquitetura Web.
A utilização de Java possui poucas desvantagens, talvez a maior delas seja o fato de não ser complexa e se a pessoa não dominar pode-se perder com o uso das API’s.
PHP (Personal Home Page ou Hypertext Preprocessor)
É uma linguagem interpretada livre que tem seu foco em scripts do lado servidor, trata-se de uma linguagem totalmente modularizada
...