Programação - Algoritmos
Monografias: Programação - Algoritmos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adilsonaj • 22/9/2013 • 6.630 Palavras (27 Páginas) • 279 Visualizações
1 – Introdução
Conceito de algoritmo
É um processo de cálculo matemático ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições. Podemos dizer também, que são regras formais para obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas.
A técnica mais importante no projeto da lógica de programas é chamada programação estruturada, a qual consiste em uma metodologia de projeto, objetivando:
Agilizar a codificação da escrita da programação;
Permitir a verificação de possíveis falhas apresentadas pelos programas; Facilitar as alterações e atualizações dos programa s.
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2 – Lógica de Programação
Formas de representação gráfica
São vários os símbolos utilizados na programação es truturadas, a seguir, uma relação das simbologias mais utilizadas:
Terminal: indica o início ou o fim de um programa
Conector: serve para a união dos fluxos de informa ções
Entrada: indica a entrada de informações passadas pelo usuário, seja por scaner, teclado, mouse ou qualquer dispositivo de entrada
Processamento: utilizado para fazer cálculos e atr ibuição de valores
Saída: indica a saída de informações processadas para o usuário por qualquer dispositivo de saída como monitor, impressora, etc.
Condição: indica a divisão do fluxo por uma determi nada condição.
Seta de fluxo de informações: indica o caminho que o processamento pode tomar.
Princípios de resolução de problemas
Para desenvolver um diagrama correto, devemos levar como procedimentos prioritários, os itens a seguir:
1 – Os diagramas de blocos devem ser feitos e quebrados em vários níveis. Os primeiros devem conter apenas as idéias gerais, deixando para as etapas posteriores os detalhamentos necessários;
2 – Para o desenvolvimento correto de um diagrama de bloco, sempre que possível deve ser feito de cima para baixo e da esquerda para a direita;
3 – É incorreto ocorrer cruzamento das linhas de fluxo de dados de um diagrama de bloco.
4 – Transcrever o diagrama de bloco em pseudolinguagem
Tomemos como exemplo uma escola qualquer, onde o cá lculo da média é
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realizado por quatro notas bimestrais que determinam a aprovação ou reprovação dos seus alunos. Considere ainda, que o valor da média deve ser maior ou igual a 7 para que haja aprovação. A primeira etapa se inicia e termina com um terminador e existe apenas um processamento que indica a idéia geral do problema:
início
Calcular a média e determinar a aprovação
fim
O segundo detalhamento está no que se refere a entr ada e saída dos dados do problema:
início
Entrada com 4 notas
Calcular a média e determinar a aprovação
Apresentar se houver ou não aprovação
fim
A terceira etapa consiste em trabalhar o termo “determinar a aprovação”. Para ser possível determinar algo é necessário estabalecer u ma condição. Esta condição decide sobre o resultado da aprovação:
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início
Entrada com 4 notas
Calcular a
média
S N
Média>=7
"aprovado" "reprovado"
fim
Esta terceira etapa deve ser aperfeiçoada para trabalhar com variáveis.
início
ler N1,N2,N3,N4
Calcular
M=N1+N2+N3+N4 4
S N
M>=7
"aprovado" "reprovado"
fim
A Quarta fase consiste em escrever o diagrama de bloco de forma narrativa denominada pseudocódigo.
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Programa média Var
Resultado : caractere
N1,n2,n3,n4,soma,media : real
Inicio
Leia(n1,n2,n3,n4) Soma<-n1+n2+n3+n4 Media
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