Programação Estruturada
Tese: Programação Estruturada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amorsodenossamae • 10/3/2013 • Tese • 3.943 Palavras (16 Páginas) • 561 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Ciência da Computação
2ª Série
Programação Estruturada II
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-
aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e
supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um
desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
Jaqueline Brigladori Pugliesi
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Jeanne Dobgenski
Anhanguea Educacional Ltda
Marcelo Augusto Cicogna
Faculdade Anhanguera de Valinhos
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Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e
habilidades descritas a seguir.
Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, validar
e gerenciar qualquer projeto de software.
Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e
necessidades passíveis de solução via computação.
Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.
Saber conciliar teoria e prática.
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Muitos programas de computador do tipo “Console” são utilizados todos os dias. Para a
plataforma Linux, esta é uma afirmação quase que incorporada à estrutura do próprio Sistema
Operacional (SO). No SO Windows, os aplicativos de console, que são simples em interface, mas
que desempenham tarefas muitas vezes sofisticadas, não são tão comuns à experiência típica de
uso do sistema. Por exemplo, pode-se citar desde programas de linha de comando como
“ipconfig” que auxilia na visualização das configurações de rede de um PC, até programas como
o “taskkill” que auxiliam o usuário a eliminar processos ativos na memória do computador.
O objetivo desta atividade é motivar o aluno a adquirir experiência com o ciclo completo de
desenvolvimento de um pequeno aplicativo de linha de comando (Console). Este ciclo utilizará
os conceitos apresentados na disciplina de algoritmos; apresentará um exemplo de organização
e de documentação de código fonte; exigirá uma organização funcional do código baseado em
estruturas modulares; por fim, o aluno implementará um software de linha de comando com
opções de parâmetros na chamada do programa.
Esta tarefa deverá ser implementada utilizando-se a Linguagem C. Sugere-se como compilador e
interface de desenvolvimento o Code::Blocks. Disponível em: <http://www/codeblocks.org>.
Acesso em: 10 out. 2010.
O Problema
Esta atividade concentra esforços no desenvolvimento de um programa que permita contar
linhas de código fonte desenvolvido em Linguagem
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