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Programação Estruturada I

Seminário: Programação Estruturada I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Seminário  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

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Curso: 1° Período de SI e ADS

Disciplina: Programação Estruturada I

Data de entrega: 16/09/2013

Passo 1

Variáveis e seus tipos:

Para que o sistema “calculadora” funcione corretamente, será necessário a criação de quatro variáveis:

Tipo numérico real (Float):

• Val1: variável responsável de receber o primeiro valor informado pelo usuário.

• Val2: variável responsável de receber o segundo valor informado pelo usuário.

• Result: variável responsável de receber o valor final do resultado.

Tipo caracteres (Char)

• Op: variável responsável de receber a opção escolhida pelo usuário.

Funcionamento do Programa:

Ao abrir o programa será exibido para o usuário, um menu principal com as seguintes opções:

Menu Principal

• (+) - Soma

• (-) - Subtração

• (*) - Multiplicação

• (/) - Divisão

• (E) - Exponenciação

• (R) - Raiz Quadrada

• (P) – Porcentagem

• (S) - Sair

Será solicitado ao usuário escolher uma opção do menu principal.

Se opção escolhida não for igual a algum item do menu principal :

Mensagem: “Opção Invalida!”.

Programa retornará para início.

Se não, se opção for igual a algum item do menu verifique qual opção escolhida.

Se opção igual soma (+):

Solicite ao usuário primeiro valor;

Aguarde a informação do usuário;

Solicite ao usuário segundo valor;

Aguarde a informação do usuário;

Calcule os valores;

Exiba em tela o resultado;

Volte ao menu principal .

Se opção igual Subtração (-):

Solicite ao usuário primeiro valor;

Aguarde a informação do usuário;

Solicite ao usuário segundo valor;

Aguarde a informação do usuário;

Calcule os valores;

Exiba em tela o resultado;

Volte ao menu principal .

Se opção igual Multiplicação (*):

Solicite ao usuário primeiro valor;

Aguarde a informação do usuário;

Solicite ao usuário segundo valor;

Aguarde a informação do usuário;

Calcule os valores;

Exiba em tela o resultado;

Volte ao menu principal .

Se opção igual Divisão (/):

Solicite ao usuário primeiro valor;

Aguarde a informação do usuário;

Solicite ao usuário segundo valor;

Aguarde a informação do usuário;

Se valor informado igual Zero:

Mensagem: “Impossível dividir por zero”;

Retorna menu principal .

Se não for igual à zero:

Calcule os valores;

Exiba resultado;

Retorne ao menu principal.

Se opção igual exponenciação (E):

Solicite valor Base para usuário;

Aguarde a informação do usuário;

Se valor base igual à zero:

Mensagem: “Valor informado não pode ser zero”;

Retorna para menu principal.

Se não for igual à zero:

Solicite o valor do Expoente para usuário;

Aguarde a informação do usuário;

Calcula os valores;

Exiba resultado na tela;

Retorne ao menu principal.

Se opção igual raiz quadrada (R):

Solicite valor para usuário;

Aguarde informação do usuário;

Calcular valor;

Exiba resultado na tela;

Retorne ao menu principal.

Se opção igual à porcentagem (P):

Solicite valor ao usuário;

Aguarde informação do usuário;

Se valor igual à zero:

Mensagem: “valor invalido”;

Retorne ao menu principal.

Se não for igual à zero:

Solicite valor da porcentagem para usuário;

Aguarde informação usuário;

Calcule os valores;

Exiba resultado na tela;

Retorne ao menu principal.

Se opção igual a sair (S):

Fecha tela do programa.

Exemplo de tela declaração de variáveis:

Exemplo de tela código fonte função SOMA

Exemplo de tela execução do programa SOMA:

Passo 2

O COMANDO SYSTEM

Este recurso é uma forte ferramenta utilizada em linguagem de programação, colocada inclusa na biblioteca <stdio.h> e possibilita utilização no prompt de comando MSDOS. Alguns de seus comandos são:

• Color: Este comando altera as cores de fundo das janelas. Exemplo de color: system (“color 1E”)

• Pause: Executa uma pausa na execução do comando até que uma tecla seja pressionada. Aparece a seguinte mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar...”.

Exemplo: system (“pause”).

• CLR: Comando usado para limpar a janela utilizada.

Exemplo: system (“clr”).

• DIR: Utilizado para listar diretórios, arquivos etc., especificado.

Exemplo 1: system (“dir c:”).

Exemplo 2: 2 system (“dirc:>teste.txt”).

• MD: Cria pasta, ou seja, diretórios especificados. Se o local não for especificado, será criado no diretório executável no C:\ do Windows.

Exemplo: system (“md C:\minha pasta”).

• RD: Este comando remove pasta, apaga um diretório.

Exemplo: system (“rd C:\minha pasta”).

Passo 3

Como podemos perceber os comandos para MS-DOS são bastante variados e, como se não bastasse, podem ser ajustados para determinadas finalidades com o uso de parâmetros. Uma boa maneira de conhecer os parâmetros de cada comando ou mesmo de obter ajudar quando determinadas instruções falham, é digitando o nome do comando seguido de /?. Você também pode digitar help no prompt para conhecer uma lista dos comandos suportados pelo seu sistema operacional.

A função system é a forma mais fácil de, a partir de um programa em C, se conseguir executar outro programa. Esta função aceita como argumento um comando da shell, executa-o e devolve ao programa o valor retornado pelo comando executado.

Basicamente a função system faz um “for” para criar um processo filho. O processo filho usa a system call exec para correr uma shell, shell essa que interpreta o comando contido no argumento da função system e executa-o. Além disso, a função system depois de lançar o processo filho executa a system call wait para esperar que a shell termine a execução do comando. É através desta system call que tem acesso ao valor retornado pelo comando executado pela shell.

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

int main(void)

{

/*aqui você pode mostrar ao usuário diversas opções relacionadas a números*/

int N;

scanf("%d",&N);

if(N==1){

system("reboot"); /*se o usuário tiver digitado 1 o sistema irá reiniciar*/

}

else{

if(N==2){

system("halt"); /* caso o usuário digitar 2 o sistema finalizará*/

}

else{

printf("Opção inválida");

}

}

}

Tabela de exemplo comandos:

OPÇÕES DESCRIÇÃO

Title Altera do titulo da janela do programa,

Clr Clear Screen, Limpa a tela e posiciona o cursor na primeira coluna da primeira linha.

Pause Executa uma pausa no programa até que seja pressionada uma tecla qualquer.

Color Altera as cores do fundo da tela e das letras.

...

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