Programação Estruturada / Vetores E Matrizes
Monografias: Programação Estruturada / Vetores E Matrizes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: muelbonfim • 12/3/2015 • 20.042 Palavras (81 Páginas) • 527 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
3C22 / CCS 2A
LINGUAGEM ESTRUTURADA
PROFESSOR: CLAUDINEI
TRABALHO ATPS: ETAPA 1
VETORES E MATRIZES
Sumario:
Introdução:
1 – Vetor, Matriz e String ___________________________________________03
Capitulo I:
1 - Vetores________________________________________________________03
1.1 - Inicializando Vetores____________________________________________08
1.2 - Inicializando Vetores de Caracteres_______________________________09
1.3 - Vetores e ponteiros____________________________________________10
Capitulo II:
3 - Matrizes_______________________________________________________11
3.1 - Strings_______________________________________________________17
3.2 - Matrizes como argumento de funções _____________________________17
Capitulo III:
4 - Programas com Vetores____________________________________________18
5 - Programas com Matrizes__________________________________________26
6 - Jogo com Vetores _______________________________________________36
7 - Jogo com Matrizes ______________________________________________46
8 - Resumo _______________________________________________________52
9 – Bibliografia ____________________________________________________52
Introdução:
1 – Vetor, Matriz e String.
Neste artigo estudaremos os conceitos relacionados as matrizes unidimensionais (vetores) e multidimensionais.
As matrizes em geral são caracterizadas por se tratarem de uma única variável de um determinado tamanho que guarda varias informações do mesmo tipo. Essas informações são gravadas na memória sequencialmente e são referenciadas através de índices. As matrizes podem ser tanto unidimensionais (vetores) como multidimensionais.
Matrizes unidimensionais são matrizes de uma única dimensão. Essas matrizes também são chamadas de vetores.
Um vetor e um conjunto de variáveis de um mesmo tipo de dado as quais são acessadas e referenciadas através da aposição de índices ao identificador do vetor.
Vetores servem para armazenar uma relação de dados do mesmo tipo. Uma função para fazer este armazenamento depende do conhecimento ou não da quantidade de elementos da relação.
Os vetores são muito usados para criar uma string de caracteres, não existe nenhum tipo de dados para definir uma string. A declaração de um vetor contendo uma string sempre deve ser maior que o número de caracteres, pois o compilador acrescenta automaticamente no final da string um espaço nulo que indica o seu término.
Capitulo I:
1 - Vetores
Da mesma forma que estruturas e uniões, os vetores também reúnem vários pedaços de informação. Todos os vetores possuem duas características principais. Em primeiro lugar, são declarados para armazenar uma ou mais variáveis do mesmo tipo de dados. Por exemplo, um vetor pode armazenar variáveis do tipo int ou uma struct declarada anteriormente no programa, mas não pode armazenar uma struct e uma variável do tipo int.
A segunda característica típica dos vetores é o seu tamanho. Quando se defini um vetor, devem-se planejar antecipadamente quantos elementos serão armazenados neste vetor, além do tipo dos dados que serão armazenados neste vetor, conforme já mencionado. Esse é um passo importante porque o compilador só pode reservar memória suficiente para o vetor se lhe for dito quantos elementos o comporão. Dito de maneira simples, o compilador multiplica o número de itens pelo tamanho de cada um e reserva o montante de bytes para o vetor23.
Uma demonstração do uso de vetores e de como criá-los e usá-los, onde um programa declara, preenche e exibe o valor de um vetor de cem posições de números inteiros, ou seja, do tipo int e de tamanho igual a 100.
#include <stream.h>
int vetor[100];
int i;
main ()
{
for (i = 0; i <= 99; i++)
vetor[i] = i;
//Exibe o conteudo do vetor crescente e decrescentemente
cout << "Valores do vetor de [0] a [99]:\n";
for (i = 0; i <= 99; i++)
cout << setw(5) << vetor[i];
cout << "\n\nValores do vetor de [99] a [0]:\n";
for (i = 99; i >= 0; i--)
cout << setw(5) << vetor[i];
}
Para acessar um dos elementos do vetor (por exemplo para exibir o seu valor) basta que se especifique o elemento que desejado com o seu respectivo índice dentro de colchetes, logo após o nome do vetor.
Uma importante consideração a respeito de vetores em C++ é o fato de que o primeiro elemento de todos os vetores em C++ corresponde ao índice de número zero (0), e não ao índice de número um (1). Em outras palavras, para exibir os cinco primeiros valores do tipo inteiro do vetor declarado:
cout << vetor[0] << '\n';
cout << vetor[1] << '\n';
cout << vetor[2] << '\n';
cout << vetor[3] << '\n';
...