Prointer
Ensaios: Prointer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 98756 • 24/3/2015 • 691 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
INTRODUÇÃO
Recrutamento e seleção de pessoas são processos realizados para agregar talentos ás empresas.
Visa buscar, no mercado de trabalho, os profissionais que mais se adequam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas, formadas por um mercado dinâmico e disputado. É um processo organizacional que “convida” as pessoas que se encontram no mercado de mão de obra para participarem de um processo de seleção da empresa, tendo como finalidade atrair um número satisfatório e adequado á organização.
DESENVOLVIMENTO
A gestão de pessoas administra as relações das mesmas com a organização, isto é, o profissional de recrutamento e seleção exerce papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para a avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais ás vagas. Não se pode deixar de comentar do planejamento de recursos humanos que é projetado para identificar as necessidades da organização, sendo assim, são propostos vários desafios para ambas as partes e requer dos dois lados preparo, conhecimento, vontade, atenção e maturidade para o melhor planejamento e com isto encontrarão a melhor forma de realizar o recrutamento e seleção dos candidatos. Trata como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Este pode ser o diferencial de empresas, as quais sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja, com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar o seu objetivo, e comprometida com o seu trabalho, por paixão ao que faz.
Segundo Chiavenato (2006, p.10), “gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais”. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, uma seleção bem feita e acompanhamento contínuo do desempenho obtido. Também é importante uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento do conhecimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A negociação coletiva cumpre uma função política, enquanto forma de diálogo entre grupos sociais numa sociedade democrática, cuja estrutura política valoriza a ação dos interlocutores sociais, confiando-lhes poderes para que, no interesse geral superem as suas divergências.
O equilíbrio do sistema político pode ser atingido, muitas vezes, resultado dos conflitos trabalhistas e na medida da generalização destes. A instabilidade política pode ainda resultar dos conflitos trabalhistas, de tala forma que, sendo a negociação um instrumento de estabilidade nas relações entre os trabalhadores e as empresas, a sua utilização passa a ter um sentido que ultrapasse a esfera restrita das partes envolvidas para interessar á sociedade política.
Consideramos que é imprescindível quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial
...