Prointer III
Dissertações: Prointer III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dsfca • 14/6/2014 • 908 Palavras (4 Páginas) • 610 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
Danilo Silva de Freitas RA: 423796
Josiane Maria Barros RA: 419827
Nilson Dias de Oliveira RA: 8347772816
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE LOGISTICA – PROINTER III
Tutor Presencial: Aurita Tereza da Silva Siqueira
Profº EAD: Ademir Cavalheiro Leite
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE LAVRAS/MG - 4144
Lavras- MG
Sumário
1.0 - Introdução 3
2.0 - Determinação do melhor modal para o transporte de leite e seus sustos logísticos associados 4
3.0 - Considerações Finais 5
4.0 – Referências Bibliográficas 6
1.0 – Introdução
Um dos mais importantes sistemas agroindustriais brasileiros é sistema de leite (CORRÊA et al., 2010). Em 2008, a produção mundial foi de 578 bilhões de litros, e a produção brasileira foi estimada em 27,2 bilhões de litros, resultando em um valor bruto da produção de aproximadamente R$ 18,7 bilhões (CNA, 2010).
No que diz respeito à logística de transporte na produção e comercialização do leite, considera-se que esta tenha sido uma das mais importantes transformações ocorridas no agronegócio do leite. Tal transformação se deu pela emergente preocupação com a garatntia da qualidade da matéria-prima, e foi efetuada com a granelização da coleta e do transporte e no resfriamento do leite na propriedade. Até a primeira metade dos anos 1990, o leite ordenhado nas propriedades, era armazenado em latões e levado diretamente para o transporte até as indústrias de beneficiamento, em caminhões comuns. A partir da segunda metade da década, foi introduzida e rapidamente disseminada a coleta a granel, com transporte em caminhões com tanques isotérmicos (MARTINS e MARTINS, 2006).
No tópico a seguir será apresentado qual o modal utilizado no transporte do leite, bem como os custos logísticos considerados.
2.0 - Determinação do melhor modal para o transporte de leite e seus custos logísticos associados
Para definir qual o melhor modo de transporte para distribuição dos produtos, deve-se levar em consideração as características do produto. Normalmente, o transporte mais utilizado em todos os segmentos é o rodoviário, apesar de possuir um custo maior de manutenção em relação aos outros (CÔRREA et al., 2010).
A introdução do conceito de logística de transporte no agronegócio do leite possibilita a tomada de decisão com fortes efeitos na otimização do suprimento de laticínios, como, por exemplo, centralização de postos de resfriamento, a redução de rotas de coleta e o aumento da quantidade de carga transportada por veículo, redundando em significativas economias nos custos de transporte (MARTINS et al., 1999) e em ganhos em qualidade (FERREIRA SOBRINHO et al., 1995).
Martins e Martins (2006), em seu estudo estimaram os custos de coleta do leite, segundo diversos veículos, tomando-se como base parâmetros tais como quilometragem média das rotas e capacidade dos tanques, por transportadores que prestam serviços no estado do Paraná. De acordo com esses autores, foram constatadas economias de escala, de distância e a competitividade dos modelos de veículos, segundo as faixas de coleta de leite, considerando-se os litros coletados e a respectiva quilometragem. Com isso, foi comprovada a economia em favor das carretas na composição da frota, tais evidências indicam a preferência pelo uso deste modelo de veículo e maior capacidade e melhor desempenho, segundo os parâmetros avaliados.
Segundo Lacerda (2000), entre os fatores que mais influenciam o custo do transporte estão à distância e o volume.
...