PROINTER III LOGISTICA
Dissertações: PROINTER III LOGISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauro_celso • 26/5/2014 • 3.498 Palavras (14 Páginas) • 2.836 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JARAGUÁ DO SUL – ANHANGUERA EDUCACIONAL - FATEJ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
NEI LUIZ PEREIRA RA: 7318553770
FELIPE JARENCZUK RA: 6557287654
LUIZ FERNANDO SANTOS DE LARA RA: 7318553779
MONICA DINIZ MORATO RA: 6945378254
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA - PROINTER III
JARAGUÁ DO SUL – SC
2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JARAGUÁ DO SUL – ANHANGUERA EDUCACIONAL - FATEJ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
NEI LUIZ PEREIRA RA: 7318553770
FELIPE JARENCZUK RA: 6557287654
LUIZ FERNANDO SANTOS DE LARA RA: 7318553779
MONICA DINIZ MORATO RA: 6945378254
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA - PROINTER III
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística apresentado na Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul como exigência parcial para obtenção de grau de Tecnólogo em Logística, sob orientação do professor Carlos Adriano Zech.
JARAGUÁ DO SUL – SC
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
2.1 A logística nas decisões estratégicas 2
2.2 A matriz de transportes no Brasil 3
2.3 Custos de transporte 6
3. A SITUAÇÃO PROBLEMA 7
3.1. Histórico da empresa 8
3.2. Os produtos da empresa 8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
6. ANEXOS 12
6.1. Produto a ser lançado pela empresa. 12
1. INTRODUÇÃO
A sobrevivência de uma empresa no atual ambiente hipercompetitivo depende da adoção de estratégias que garantam uma vantagem sustentável face aos competidores. Para tanto, os gestores das organizações precisam fazer escolhas e tomar decisões adequadas quanto ao nível de serviço que se pretende atingir e o melhor modal de transporte a ser utilizado entre tantas outras decisões no âmbito de administração geral da empresa.
É evidente que a vantagem competitiva de uma empresa, desde que originada dos processos logísticos, não pode ser copiada pela concorrência, pois a eficiência logística é o resultado de uma série de fatores humanos, físicos e organizacionais. Alguns destes aspectos são subjetivos como, por exemplo, o aspecto humano, fazendo com que muitas vezes um modelo adotado por uma empresa não sirva para outra. Neste aspecto, a vantagem competitiva gerada pela logística se torna mais sustentada pela própria organização do que copiada das outras empresas sendo necessário cada organização procurar suas próprias formas de competir.
Na literatura brasileira, é comum encontrar diversos autores como Moura (2006), Razzolini Filho (2009), Bowersox, Cooper e Closs (2007), Almeida (2012) entre outros considerando a logística como um forte elemento do sucesso empresarial devido as suas potencialidades de reduzir custos ou de melhorar o nível de serviço proporcionado aos clientes.
No atual contexto competitivo, quem chegar primeiro ao mercado, quem for mais célebre a dar informações, quem servir melhor, quem entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes, tem mais possibilidades de ganhar a sua preferência e, assim conseguir encomendas (MOURA, 2006, p. 23).
Notamos através dos autores citados que as empresas precisam dirigir seus negócios sempre com foco voltado ao cliente e neste aspecto a logística tem um papel fundamental uma vez que grande parte dos custos logísticos atrelados à atividade fim das organizações derivam da área logística como custos de estoque, custos de armazenagem, custos de movimentação, custos de transportes entre outros. Um processo logístico enxuto e alinhado com as necessidades das organizações na atualidade garante o sucesso das empresas como podem da mesma forma determinar o seu fracasso.
O cliente, principal fator de sucesso, mudou nos últimos anos. “Os cliente estão cada vez mais exigentes; o sucesso de hoje não garante sua continuidade amanhã” (PIMENTEL, 2008, p. 24). Segundo esse autor, os clientes modernos além de estarem mais exigentes, possuem mais informações, ou seja, com um clique, um toque no celular podem acessar informações da concorrência em tempo real.
Dentro dessas considerações introdutórias, esse trabalho tem por objetivo analisar a situação de uma empresa no ramo alimentício e determinar o melhor modal de transporte a ser utilizado pela empresa. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica nos temas “gestão de custos logísticos”, “intermodais” e “gestão em marketing” para embasar a decisão tomada no final das análises.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 A logística nas decisões estratégicas
A organização da maioria das empresas, por uma força da tradição, está voltada com seu foco na área comercial e na área de produção e operações. Esta cultura organizacional tem suas origens no passado onde o entendimento que se tinha era o de que os produtos de uma empresa somente teriam valor se pudessem ser produzidos e vendidos. Este nivelamento na atenção dirigida aos diversos setores da organização deixa de lado todas as atividades auxiliares no processo
...