Prointer _ RELATÓRIO PARCIAL - Anhanguera
Artigos Científicos: Prointer _ RELATÓRIO PARCIAL - Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/12/2013 • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 1.953 Visualizações
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
Nome do negocio: Condomino do Edificio Quatre Saisons Residence
Razão para escolha do nome: O nome se remete as quatro estações do ano, ou seja, Primavera, Verão, Outono e Inverso, sendo que os nomes das estações também são usados, nas divisões dos blocos
Nome e qualificação dos proprietários: Por se tratar de Condomínio Residencial, não temos apenas um proprietário, e sim, 120, sendo eles, cada um, dono de um apartamento. O Sindico do Condomínio chama – se Edson Martins Leite, e é formado em Administração de Empresas, e o o Administrador Geral do prédio, chama – se João Márcio da Silva, e é formado em Administração de Empresas.
Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização:
PONTOS FORTES
Empresa consolidada no mercado de trabalho, que tem na sua direção pessoas com curso superior em Administração de Empresas.
PONTOS FRACOS
Empresa que tem como característica a Administração Burocrática, e pouco foco nas pessoas, e sim na produtividade, que, como é possível perceber através do questionário de satisfação aplicado aos funcionários, é preciso adotar outros métodos de gestão, para que haja melhor interação e produtividade na Organização.
Breve histórico
Condomínio Residencial situado em Campos do Jordão, onde tem 120 apartamentos, sendo eles de moradores e proprietários. A empresa é dirigida por um Administrador de Empresas, e também, tem na direção um Sindico, formado em Administração de Empresas. Por se tratar de um Condomínio Residencial, não é optante pelo Simples Nacional, bem como, não possuem Contrato Social, e sim, Ata de Assembleia, que em dado momento, serve como o documento de forma similar. Uma empresa que, por estar localizada nas Montanhas, tem grande preocupação com o Meio Ambiente, tendo em diversos locais do prédio latões de lixo seletivo, e também, cartazes de orientação aos moradores.
Fundamentos da Organização
Missão: Desenvolver, participar e administrar com excelência, projetos de bem estar aos condôminos e a busca de melhorias constantes, no que tange a valorização do condomínio, proporcionando satisfação da vida em comunidade.
Visão: Construir um condomínio que preza, não só a valorização do bem imóvel, mas que é engajado na cidadania e respeito ao próximo.
Valores: Ter atitudes sérias e pautadas nas diretrizes do condomínio, tratando a vida em comunidade de forma seria visando sempre à realização de projetos que tragam valorização e bem estar. Ter uma postura construtiva, respeitosa e ética no relacionamento com todos os moradores.
Objetivo: Construir constantemente um ambiente harmônico, com comunicação clara e transparente, que traga cada dia mais conforto e satisfação aos nossos moradores.
Fatores críticos de sucesso
Por se tratar de um Condomínio Residencial, os fatores críticos de sucesso são os inadimplentes, pessoas que não pagam a taxa de Condomínio a vários anos.
Cultura da Organização
A cultura organizacional do Quatre Saisons, pode ser descrita como Cultura Conservadora, que de acordo com o site www.coladaweb.com e do PLT Tecnologias e Ferramentas de Gestão, da editora Alínea, pode ser descrita como aquela que se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo.
Clima Organizacional
A palavra Clima, origina – se do grego Klima, e significa tendência ou inclinação. O Clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos colaboradores.
Na opinião de Chiavenato, conforme descrito no livro Recursos Humanos, da editora Atlas, 4ª edição, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades. Conforme as informações técnicas, podemos descrever o clima organizacional do Quatre Saisons, como aquele que o colaborador tem a necessidade de se expressar, e talvez, muita das vezes, podem ter idéias, para o processo de execução de uma determinada atividade, mas acabam não falando, por não se relacionar diretamente com o Gestor, e sim com o Supervisor. Também, não se expressam, por não terem tanto foco, como necessário, e descrito no modelo de Gestão Moderna.
Satisfação dos Colaboradores quanto a forma de Gestão empregada na Organização
Para ter informações concretas com esse foco, foi criado um questionário com apenas duas perguntas, conforme apresentadas abaixo, na tabulação de dados.
Você se sente satisfeito com a Administração da Empresa em que trabalha? Responda 1 para NÃO e 2 para SIM f %
1 10 37,03704
2 17 62,96296
Total Geral 27 100
Você acha que precisa acontecer mudanças na madeira como a Organização é Administrada, em relação a Administração de Pessoas? Responda 1 para NÃO e 2 para SIM f %
1 13 48,14815
2 14 51,85185
Total Geral 27 100
1.1 Objetivos e Metas
De acordo com a analise feita, é possível ver, que é necessário o foco em pessoas e não apenas em produtos, já que, pessoas desmotivadas, são improdutivas, então com isso, seria interessante adotar a Gestão Modela, pois é uma gestão onde o foco passa a ser as pessoas e não apenas os produtos. Tem como influencia a teoria das relações humanas, possui um foco humanístico, a preocupação com as pessoas substitui a preocupação com as máquinas e com o método de trabalho, pois dessa forma, os colaboradores passarão a ter mais atenção, e poderão ser ouvidos, melhorando então, a alto estima, e com isso, a produtividade passa a ser natural, não precisando ser cobrada. Também, seria necessário adotar uma reengenharia em alguns setores da organização, como na Governança, já que é o maior setor da organização e o que mais precisa de atenção.
1.2 Metodologia
Foi usado por base na coleta das informações, o Desafio Profissional do primeiro bimestre, pois nele, há diversas informações que foram de extrema importância no desenvolvimento de grande parte desse relatório. Também, foi usado um questionário, aplicado a todos os Colaboradores da organização, para ter certeza do que tinha observado nos dias em que passei dentro da empresa, com a autorização do responsável pela Organização.
Anotei conversas que pesei ser de importância, para coleta de dados, conforme havia necessidade de coleta de outros dados, ia mudando a forma de observar os colaboradores.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com a opinião de Chiavenato (1999), conforme descrito no livro Recursos Humanos, da editora Atlas, 4ª edição, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades. Assim sendo, o colaborador que, está satisfeito com o ambiente de trabalho que vive, é um colaborador que com certeza será altamente produtivo, pois estará bem consigo mesmo. Dessa forma, não adianta cobrar produtividade de um colaborador que é visto meramente como uma simples mão de obra. É preciso valorizar a pessoa, para ter resultados, e não apenas cobrar e ver o sistema de forma inteiramente burocrática, é preciso buscar meios de elevar as pessoas, sem deixar de lado, a produtividade, mas de forma que haja primeiramente valorização do colaborador, e consequentemente, o produto será desenvolvido.
3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO)
Foi possível observar que, o Condomínio Quatre Saisons, tem uma rotatividade muito grande de colaboradores no setor de Governança, sendo possivelmente, por ser dada mais atenção na produção e não nas pessoas. Esse modo de Administrar desmotiva o funcionário, fazendo então, que ele busque novos horizontes. Se adotado o modelo de gestão moderna, a maneira de ver o colaborador será outra, e isso acarretará no bem estar do funcionário, tornando seu ambiente de trabalho e até mesmo, a empresa onde trabalha como um todo, um local onde não se pensa em sair, e sim propedir.
4. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO
Embasado no PLT Administração, teoria, processos e prática, da editora Elsevier, e no PLT Tecnologias e Ferramentas de Gestão, da editora Alínea, e nos dados apresentados, o mais adequado modelo de gestão, é a Gestão Moderna. O caminho para a implementação da gestão moderna numa empresa, onde é tão conservadora não é fácil, porem, também não é impossível. Para colocar em pratica uma nova gestão na empresa, será necessário uma Reengenharia em toda a Organização. Apresentar aos Administradores dados que comprovem que o colaborador motivado, é um colaborador produtivo, e se o foco for apenas em produtos, não se obtém resultados, e por isso o motivo da alta rotatividade.
REFERÊNCIAS
CHIAVINATO, Idalberto Chiavinato. Recursos Humanos. 4ª ed. Atlas
FRANCO, RODRIGUES, CAZELA, Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel Cazela. Tecnologias e Ferramentas de Gestão.
CHIAVINATO, Idalberto Chiavinato. Administração, teoria, processos e práticas. 4ª ed. Elsevier.
No caso de um artigo científico obtido via internet:
ANDRADE, Simone Andrade. Culturas Organizacionais, Modelos de Gestão e Processos. Disponível em: www.simoneandradeadm.blogspot.com. Acesso em: 12 de Novembro de 20123.
Site para consulta das normas da ABNT para as referências bibliográficas:
http://www.anhanguera.com/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/17_referencia.htm
...