Projeto De Implantação De Uma Loja Virtual
Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Implantação De Uma Loja Virtual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiobert • 26/3/2014 • 3.734 Palavras (15 Páginas) • 715 Visualizações
1. Conceitos de Iniciais
1.1 Introdução
Nessa primeira etapa da ATPS de Teoria Geral de Sistemas será tratado o entendimento de alguns conceitos e suas diferenças, que são fundamentais no momento da definição, implementação ou mesmo utilização de um sistema de informações. Isso possibilitará o esclarecimento sobre qual o nosso verdadeiro papel e de quais informações podemos depender.
1.2 Conceitos de Dados
Dados são conjuntos de registros qualitativos ou quantitativos conhecidos, que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação.Importantelevar em consideração que o dado não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisão ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.
No campo das humanidades, os dados consideram-se como uma expressão mínima de conteúdo relativamente a um tema. O conjunto dos dados relacionados entre si constitui uma informação.Para a informática, os dados são expressões gerais que descrevem características das entidades sobre as quais operam os algoritmos.
1.3 Conceitos de Informações
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenômeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.
Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência, a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos com significados complexos, que conformam a linguagem comum para o convívio em sociedade.
Os dados são percepcionados através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por gerar a informação necessária para produzir o conhecimento. Os especialistas afirmam que existe uma relação indissolúvel entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.
1.4 Conceitos de Sistemas
Existem vários conceitos diferentes sobre sistemas, variando conforme o tipo de sistema e conforme o enfoque desejado pelo seu autor. Esses conceitos deixam transparecer que, aparentemente, praticamente tudo o que se encontram à nossa volta é sistema.
• Escolas.
• Organizações mundiais.
• Empresas diversas.
• Universidades.
• E muitos outros exemplos.
Todos esses conceitos aplicam-se a sistemas, como pode ser visto nas alíneas, existem muitas propostas de conceitos dos sistemas.
1.5 Conceitos de Sistemas de Informação
Como pode ser observado, o termo informar pode assumir o mesmo papel numa determinada expressão. Um sistema de comunicação,segundo [Hampton,1983], obedece um conjunto de etapas: o emissor detém um significado a ser transmitido, esse significado é codificado para um determinado modelo, esse significado codificado recebe o nome de mensagem que é endereçada e transmitida por um determinado canal a um receptor. Esse receptor decodifica a mensagem e procura compreendê-la. Obedecendo a um processo semelhante, porém inverso, o receptor assume o papel de emissor e transmite ao emissor original um sinal de que foi ou não estabelecida à comunicação. O sinal de retorno é chamado de retro informação.
A palavra informação é fonte de confusão na medida em que ela designa, indiferentemente, o conteúdo do espírito humano ou a representação desse conteúdo em uma linguagem.
Antes da formulação de um conceito para "sistemas de informação", é importante identificar-se um conjunto de processos que funcionam como um elo de ligação entre a informação e o sistema de comunicação de uma organização social. Tratam-se dos processos de armazenagem, recuperação e processamento de dados.
1.6 Questões
1.Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações na empresa?
Resposta
Os fatos, textos que sãousados na tomada de decisãodevem ser processados para a realização de um novo sistema de informação que se adeque a empresa.
2. Quais informações são geradas depois de processados os dados?
Resposta.
A tradução, fusão, impressão e assim por diante. A maior parte deste processo pode ser executado automaticamente, uma vez que dados tenham sido transformados em informações pelo menos em uma interpretação inicial, é possível refinar as informações mediante um processo de elaboração.
3. Como estas informações devem ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um Sistema de Informação nesta empresa?
Respostas.
Devem ser tratadas como um ponto inicial ao processo interno da empresa, visando aumentar a agilidade e interação dos setores. É importante identificar-se um conjunto de processos que funcionam como um elo de ligação entre a informação e processos de armazenagem para recuperação e processamento de dados.
1. Tipos de Sistemas de Informação
1.1 Introdução
Os sistemas de informação não são apenas um todo de tecnologias de apoio às operações de negócios. A Tecnologia da Informação pode mudar a maneira como a empresa concorre no mercado, ajudando a aceitar estratégias e ter sucesso. Nesse passo veremos que os Sistemas de Informação, podem ser classificados de acordo com a informação que está sendo processada. Essa classificação, geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, que é composta pelos níveis hierárquicos, sendo operacional, gerencial, tático
...