Projeto Interdisciplinar
Artigos Científicos: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edu168 • 1/11/2014 • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
RESUMO
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida junto à empresa E, com nome de fantasia: Bar Cantinho dos Amigos, instalado na cidade de Bauru (SP), no ramo de bar e lanchonete. Tendo iniciado atividades numa região em que já existiam outros concorrentes tradicionais do mesmo ramo, e para tanto investiu em modernas instalações, oferecendo variedade de produtos aliados à qualidade e preços competitivos. Com prédio próprio, capital para investir, experiência no ramo, aliado à postura ética do empreendedor, o qual ainda investiu em capacitação e buscou apoio empresarial junto ao SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o negócio se apresenta viável com perspectivas de crescimento.
Palavras-chave: Empreendedor. Ética. Capacitação.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 04
2. ENSAIO ACADÊMICO 05
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo foi desenvolvido junto à empresa Eduardo de Oliveira, com nome de fantasia: Bar Cantinho dos Amigos, instalado na cidade de Bauru (SP), no ramo de bar e lanchonete.
A empresa estudada desenvolve atividades numa região em que existem outros concorrentes tradicionais do mesmo ramo, e para o sucesso do empreendimento investiu em modernas instalações, oferecendo ainda variedade de produtos aliados à qualidade e preços competitivos.
O empreendedor é proprietário do prédio comercial em que será instalada a empresa, e possui capital próprio para iniciar o negócio.
Destaca-se ainda, ser o empreendedor pessoa que possui experiência no ramo de bar e lanchonete, tendo sido proprietário de outro estabelecimento do mesmo ramo em outro bairro da cidade, tendo sempre atuado com profissionalismo e ética.
Encontramos ainda, na pessoa do proprietário da empresa estudada um exemplo de liderança empresarial, por estar atuando com sucesso há vários anos nesse segmento comercial.
E assim, desenvolveu-se este trabalho, no qual em seu Capítulo 2, é desenvolvido ensaio acadêmico sobre empreendedorismo, ética na gestão empresarial, e, desenvolvimento pessoal e profissional, onde se apresenta a visão de especialistas sobre o tema, e ainda, diante da literatura apresentada, analisa-se a viabilidade econômica do plano de negócios da empresa.
2. ENSAIO ACADÊMICO
2 ENSAIO ACADÊMICO
Tem-se verificado nos últimos anos, significativo aumento do número de empreendedores no Brasil “intensificando-se no final da década de 1990, mas tendo o período de 2000 a 2010 como um marco na consolidação do tema e de sua relevância para o país” (DORNELAS, 2012, p. 1).
O mesmo autor, Dornelas (2012, p. 1), destaca ainda que “nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado”.
Como consequência, muitos profissionais ocupantes de cargos de chefia e diretoria dessas empresas, foram demitidos, e uma parcela desses profissionais se arriscarem em um empreendimento.
Para Ozaki, (2011, p. 25) “a globalização é o conjunto de mudanças de ordem econômica, financeira e política, que integra os mercados mundiais”.
O mesmo autor destaca que a globalização tem seus efeitos positivos, todavia apresenta também os efeitos negativos. “por outro lado, há que se pensar nos efeitos perversos como a desigualdade social, o desemprego, a liberalização e desregulamentação dos direitos sociais para garantir a competitividade” (SOUZA NETO, 2004, p. 106, apud, OZAKI, 2011, p. 26).
Seja devido à globalização ou a qualquer outro fator, sabidamente o desemprego é um fantasma que ronda os profissionais de qualquer empresa. E quando o desemprego surge, muitos dos profissionais demitidos não se encontram preparados suficientemente para disputar uma nova vaga no mercado de trabalho, e se aventuram num negócio próprio.
... os ex-funcionários [...] começaram a criar novos negócios, às vezes mesmo sem experiência no ramo, utilizando o pouco que ainda lhes restou de economias pessoais, fundo de garantia, etc. Quando percebem, esses profissionais já estão do outro lado. Agora são patrões e não mais empregados (DORNELAS, 2012, p. 2).
Apesar desse significativo aumento no número de empresas novas, “o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximo aos 70% ou mais” (DORNELAS, 2012, p. 94).
Certamente devido a esse fato, é que muitos profissionais têm medo de se arriscarem em um empreendimento, principalmente por conhecerem histórias de pessoas que por terem decidido iniciar um negócio próprio, falharam, tiveram prejuízos e até mesmo faliram.
Atento a esse fato o Governo Federal, no ano de 1999, criou o programa Brasil Empreendedor, e mais recentemente criou o “Programa Empreendedor Individual, instituído através da Lei Complementar 128/2008, que alterou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/2006)” (DORNELAS, 2012, p. 2).
Também o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas tem oferecido capacitação aos empreendedores que pretendem iniciar um novo negócio.
O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade econômica do Plano de Negócios desenvolvido pelo Sr. Eduardo de Oliveira, visando à instalação de uma empresa no ramo de bar e lanchonete.
Trata-se de um empreendimento classificado como Microempresa Individual, no qual o proprietário é a única mão de obra utilizada,
...