Projeto Resenha Energia e Desenvolvimento Sustentável
Por: Andressa Dias • 22/4/2016 • Resenha • 555 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
GOLDEMBERG, José. Energia e Desenvolvimento Sustentável, v.4. São Paulo: Blucher, 2010.
Energia e Desenvolvimento Sustentável
Aldair Vieira Leite¹, Andressa Oliveira Dias2, José Luis de Andrade 3
Universidade Nove de Julho, graduandos do curso de engenharia civil.
aldairvr@hotmail.com¹, andressa.dias@hotmail.com², jose.luisdeandrade@hotmail.com³
Goldemberg apresenta em seu livro Energia e Desenvolvimento Sustentável, logo na introdução a definição de desenvolvimento sustentável, conforme é concebido pelo Relatório Brundtland (1987) que é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Sob posse deste conceito, o autor busca demonstrar as formas existentes de energia, suas demandas no âmbito nacional e internacional, e principalmente, os avanços atingidos nas últimas décadas sob o prisma da sustentabilidade e enfim, uma prospecção de cenários futuros, abrangendo principalmente o panorama nacional.
No capítulo 1 autor salienta que energia define-se como a capacidade de produzir transformações físicas, químicas, mecânicas e/ou biológicas em determinado sistema. A partir deste preâmbulo, Goldemberg afirma que a energia se apresenta por múltiplas formas, como: Energia Química, Nuclear, Térmica, Mecânica, Elétrica, Magnética e Elástica. Essas energias elencam-se a partir do princípio de conservação de energia em tais formas: a possibilidade de conversão ou armazenamento.
Goldemberg atesta, com representação da demanda mundial de energia primária no capítulo 4, que as 3 fontes mais requeridas continuam sendo o petróleo, o carvão e o gás natural, que juntos totalizam uma demanda superior a 80% e que isso ainda não é visto como fator preocupante.
O autor demonstrou no capítulo 4 alguns exemplos de transformações entre energias, de níveis primários para secundários, elucidando o leitor da possibilidade dessas transformações, com indicadores de viabilidade econômica e a importância das mesmas para a preservação das gerações futuras.[a]
Na esfera ambiental, elucidou-se no capítulo 5 a questão da exaustão das principais fontes demandadas (estimada para um período menor que 250 anos), os impactos ambientais e riscos à saúde provenientes deste panorama, no que agregam-se os seguintes aspectos: crescimento demográfico; variação dos padrões de consumo; potencialização das indústrias, transportes, agricultura e turismo.
Outros impactos observados, os quais resumem a situação do aquecimento global causado pela manutenção das atividades humanas, foram mencionados pelo autor:
- Aumento da temperatura média global;
- Declinação das geleiras e calotas polares;
- Aumento do nível dos mares e oceanos;
- Aumento de precipitações em frações da América, Europa e Ásia;
- Maior intensidade e frequência das secas desde 1970;
- Redução do pH dos oceanos.
Goldemberg considera que os rumos alternativos para o desenvolvimento sustentável, apresentados no capitulo 6, devem pautar-se pela possibilidade de utilização de energia com atingimento de maior eficiência, seja nos transportes, nos processos de produção e construções, aliado à potencialização da utilização da parcela renovável de energia, das tecnologias, e ainda, utilização da energia nuclear, salvaguardada a resolução da disposição dos resíduos radioativos.
...