Projeto Tecnologia Na Educaçao
Exames: Projeto Tecnologia Na Educaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lialida • 23/5/2014 • 677 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Identificação
Nome: Liálida Aprígio Cordeiro
RU: 725899
1 TEMA
Tecnologia e educação.
.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A nova geração educacional focada na atualidade informatizada.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Com a tecnologia globalizada, cria-se um grande desafio quanto o assunto é apreender e reaprender a partir da pedagogia tradicional, principalmente porque o aluno busca motivação no mundo digital, mas a área docente está alienada ao passado.
3. JUSTIFICATIVA
As novas tecnologias, entendidas como algo novo aplicado ao ensino, trazem aos professores a possibilidade de inserir no modelo antigo de ensino uma novidade respaldada pela busca de suportes que gerem segurança para tal aplicação. Diante das mudanças tecnológicas é importante que o professor saiba identificar os desafios da era digital na escola.
Cabe compreender que o aluno atualmente aprender de uma nova forma em meio ao barulho o que se trata com estranhismos, pois estudar é fundamentado pela concentração.
Desta forma a tecnologia na educação deve ser pensada como uma metodologia pedagógica que facilita a aprendizagem, já que o discente acompanha os passos virtuais.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a função da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e as metodologias pedagógicas dos professores.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender os caminhos históricos da tecnologia no ambiente escolar;
• Pesquisar práticas e metodologias usadas a instituição quanto promovedora do saber através da pesquisa na área digital;
• Apresentar os desafios que a escola enfrente em relação à nova era tecnológica;
• Identificar o processo evolutivo da educação à distância.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Se na pedagogia tradicional o aluno não tinha voz, e na Escola Nova o professor começa a dar espaço para a atuação deles no processo de ensino, no tecnicismo ambos passam o segundo plano, prevalecendo o sistema técnico de organização e condução da instrução. Para Luckesi
(1994, p. 61), a escola atua assim:
[...] no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental.
[...] A pesquisa cientifica, a tecnologia educacional, a análise experimental do comportamento garantem a objetividade da prática escolar, uma vez que os objetivos instrucionais (conteúdos) resultam da aplicação de leis naturais que impedem dos que a conhecem ou executam.
A dificuldade ao trabalhar com essas tecnologias não está só na visão retrógrada que as escolas ainda detêm, mas também na preparação deficitária de muitos professores para utilizar certos recursos.
...