Projeto Veículo De Descida Livre
Projeto de pesquisa: Projeto Veículo De Descida Livre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lhm91 • 2/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.429 Palavras (10 Páginas) • 292 Visualizações
1 Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto do veículo de descida livre, desenvolvido para a disciplina de Engenharia da Mobilidade I, ministrada pelo professor Fernando Moura Arruda.
A avaliação do projeto, conforme determinada pelo professor, será composta de duas partes. A primeira é relativa à entrega de relatório técnico e de custos e, a segunda, relativa à testes do desempenho do veículo (já construído) num percurso pré-determinado. Os testes compõem-se de teste de frenagem, e menor tempo em percurso definido. Na prova, o veículo deverá percorrer o percurso definido no menor tempo, e ao final frear num espaço delimitado.
Antes da determinação do projeto final (que será utilizado para a prova final), será realizada uma prova teste, no qual serão avaliados os mesmos quesitos que a prova final: teste de frenagem e menor tempo em percurso definido.
O projeto demonstrado neste trabalho é relativo ao projeto apresentado no teste, e ao projeto final (definido posteriormente, após a prova teste), apresentado em aula em junho de 2014.
2 Regras
As regras foram definidas nas aulas de Engenharia da Mobilidade I, e apresentam-se conforme a seguir:
Regras relativas ao veículo de descida livre
Proibido contato de partes do metal com o solo
Equipado com freio mecânico aplicado à(s) roda(s) e/ou eixo(s)
Limite de peso=15 kg (+10% máximo)
Possuir assento para piloto
Regras relativas à segurança do piloto Capacete (ciclista ou melhor)
Luvas de algodão (ou melhor)
Calça “jeans”
Camiseta/blusa manga longa
Tabela 1- Regras de projeto
As provas a serem realizadas apresentam-se conforme a seguir:
Teste de frenagem, no qual o veículo da equipe somente continuará na competição se teste for ok
Menor tempo em percurso definido ,com frenagem em espaço delimitado
Se uma das rodas sair do trajeto definido, a tomada de tempo não será válida
Tabela 2- Quesitos de avaliação
As datas apresentam-se conforme a seguir:
06/06 Entrega do relatório técnico + relatório de custos (entrega preliminar, relativa ao veículo apresentado no teste)
06/06 Teste
13/06 Entrega do relatório técnico + relatório de custos (Final- relativa ao veículo apresentado na prova final)
13/06 Prova final
Tabela 3- Datas programadas
3 Percurso
A competição, tanto o teste quanto a prova final terá o seu percurso nas calçadas da faculdade (Facens).
As imagens abaixo ilustram os diferentes trajetos do percurso:
Figura 1- Primeira seção do percurso
A imagem acima ilustra a primeira seção do percurso. Logo após a largada, há uma curva. Após essa curva, inicia-se um trajeto com inclinação no terreno. O veículo deve percorrer este trajeto até a bifurcação. Ao chegar na bifurcação, o veículo deve seguir à esquerda (analisando no sentido do motorista do veículo durante a competição).
Figura 2- Bifurcação do percurso
A imagem acima ilustra a bifurcação, vista do sentido contrário ao do motorista do veículo (vista por um observador da competição).
De acordo com esta imagem, o veículo viria da primeira seção do percurso (subida localizada à esquerda, na imagem), e viraria à direita, seguindo por um trajeto relativamente plano (na imagem, o caminho que segue à direita, próximo à árvore e ao arbusto).
Abaixo, uma imagem de outra perspectiva do caminho que o veículo deve seguir após a bifurcação:
Figura 3- Bifurcação do percurso
Logo após a bifurcação, o caminho apresenta algumas irregularidades, como demonstrado na imagem abaixo:
Figura 4- Irregularidades do caminho
A imagem acima ilustra algumas irregularidades do terreno que foram levadas em consideração na escolha do tamanho das rodas do veículo. O ideal seria que as rodas do veículo fossem menores, para garantir um centro de gravidade mais baixo, e assim, melhor estabilidade nas curvas, porém, uma roda muito pequena poderia “travar” nesta irregularidade da segunda seção do percurso. O ideal seria que fosse encontrado um tamanho de roda que permitisse ultrapassar este obstáculo sem que a estabilidade do veículo sofresse, e que ao mesmo tempo garantisse um centro de gravidade baixo do veículo para uma melhor estabilidade nas curvas.
No projeto, para a determinação das rodas, também foi levado em consideração o quesito de custos, já que as rodas tanto dianteira quanto traseira foram obtidas de um ferro velho.
Após a bifurcação, inicia-se a segunda seção do percurso, conforme imagem abaixo:
Figura 5- Segunda seção do percurso
A imagem acima ilustra a segunda seção do percurso, que deve seguir até que haja outra bifurcação, conforme imagem seguinte:
Figura 6- Bifurcação ao final da segunda seção do percurso
A imagem acima ilustra a bifurcação a ser encontrada ao final da segunda seção do percurso, ao chegar nela, o veículo deve seguir à esquerda (conforme imagem, no sentido do motorista do veículo).
Após o veículo seguir à esquerda na bifurcação, inicia-se a terceira e última seção do
...