Projeto de Iluminação residencial automatizada via Bluetooth
Por: Matheus Martino • 7/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL[pic 1]
UNIDADADE UNIVERSITÁRIA PORTO ALEGRE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
MATHEUS NOGUEIRA MARTINO
FERNANDO RODRIGUES DE MORAES
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL USANDO ARDUINO E BLUETOOTH
Relatório sobre o trabalho prático
PORTO ALEGRE
2019
MATHEUS NOGUEIRA MARTINO[pic 2]
FERNANDO RODRIGUES DE MORAES
[pic 3]
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL USANDO ARDUINO E BLUETOOTH
Relatório sobre o trabalho prático
Relatório, sobre o trabalho prático apresentado, como requisito para a obtenção da terceira nota, no final da disciplina de Microprocessadores do curso de Tecnólogo em Automação Industrial, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Orientador: Prof. Dr. André Borin Soares.
PORTO ALEGRE
2019
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMÁTICA 3
1.2 HIPÓTESE 3
1.3 OBJETIVOS 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1.1 ARDUINO 4
2.1.2 MÓDULO DE COMUNICAÇÃO BLUETOOTH 5
2.1.3 APPINVENTOR 6
3 METODOLOGIA 7
3.1 ESQUEMA ELÉTRICO 7
3.2 SOFTWARE 8
4 RESULTADOS 9
5 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Encontrar uma forma de automatizar uma residência.[pic 5]
- 1.1 PROBLEMÁTICA
Nas residências modernas já existem muitos equipamentos com algum grau de automatização ou controle a distância. Porém ainda não existe um padrão que permita controlar os diferentes equipamentos usando-se um mesmo controle.
- 1.2 HIPÓTESE
Com a implementação de uma central de automação residencial é possível centralizar e padronizar o acionamento dos diversos equipamentos em uma residência.
- 1.3 OBJETIVOS
O objetivo deste projeto é implementar uma central de automação residencial que permita controlar através do celular o acionamento das lâmpadas instaladas nos vários cômodos de uma residência.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Para que esse projeto possa ser executado é necessário que se compreenda como funcionam alguns dos dispositivos utilizados.
- 2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os principais dispositivos a serem estudados são o Arduino, o módulo de comunicação Bluetooth e a plataforma on-line Appinventor.
2.1.1 ARDUINO
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica desenvolvido com a ideia de “hardware livre” e projetada com um microcontrolador Atmel AVR. A sua linguagem de programação padrão é essencialmente C/C++. O objetivo dos criadores do Arduino é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar tanto por principiantes quanto por profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance as ferramentas de desenvolvimento oficiais e mais complicadas oferecidas pelos fabricantes de microchips.
Uma típica placa Arduino é composta por um controlador AVR, algumas linhas de entrada e saída digital e analógica, além de uma interface serial e USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. A placa em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um Arduino com módulos, afim de agregar mais recursos como comunicação de rede Ethernet, rede Wifi ou Blueetooth.
2.1.2 MÓDULO DE COMUNICAÇÃO BLUETOOTH
O módulo bluetooth é uma placa que oferece comunicação sem fio via Bluetooth para dispositivos microcontrolados.
Em seu funcionamento normal ele executa a conversão da interface Bluetooth para interface serial RS232, desta forma o microcontrolador se comunica com o módulo como se este fosse uma interface serial comum.
Entretanto o módulo ainda suporta um modo especial chamado de Modo de comandos AT, durante este modo de operação é possível enviar via interface serial comandos de configuração. Desta forma é possível mudar todos os parâmetros do módulo, como nome, endereço e velocidade da serial.
...