Projeto de Reciclagem Construção Sustentável
Por: danielegalves • 21/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 554 Visualizações
[pic 1]
Construção Sustentável
Clara D’ávila Di Ciero¹ (G), Daniele Gomes Alves¹ (G), Kaue Franklin de Simone¹ (G), Leonardo Barroso Goes Dantas¹ (G), Thayna Sá Facó¹ (G), Márcia Thelma Rios Donato Marino² (PO)
1. Universidade de Fortaleza – Discente do Curso Engenharia Ambiental e Sanitária
2. Universidade de Fortaleza – Docente do Curso Engenharia Ambiental e Sanitária
claraddc@hotmail.com
alves.daan@gmail.com
thaynafaco@gmail.com
kauefranklin7000@hotmail.com
leogdantas1@hotmail.com
Resumo
O objetivo da construção sustentável é de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico com a necessidade reduzida de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética. O trabalho foi realizado a partir dos conceitos de sustentabilidade e de como proceder para que se obtenha uma construção que utilize os recursos do meio ambiente de acordo com a capacidade que eles têm de se renovar. As inovações sustentáveis são o que a maioria das empresas e pessoas físicas procuram. O assunto é promissor no mercado e tende a aumentar sua popularidade por conta da deteorização do meio ambiente.
Palavras-chave: Construção. Sustentabilidade. Eficiência. Qualidade. Inovação.
Introdução
Construção sustentável é um dos assuntos mais falado atualmente inserido no meio da sustentabilidade onde devem ser feitos, práticas e projetos visando a preservação dos recursos limitados para não comprometer as gerações futuras, é responsabilidade de todos, cuidar, preservar e respeitar o patrimônio chamado meio ambiente.
Pesquisas e projetos sobre isso são importantes pois além de repassar informações, muitas vezes aparecem com novas ideias ou reforçando muitas que a população não leva a sério, ainda tem muita gente desinformada em relação a situação atual do planeta.
Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo. De acordo com dados do Worldwatch Institute, a construção de edifícios consome 40% das pedras e areia utilizados no mundo por ano, além de ser responsável por 25% da extração de madeira anualmente. É natural que a sustentabilidade assuma, gradualmente, uma posição de cada vez mais importância neste cenário.
O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.
Nesse artigo, fala-se algumas ideias para serem postas em práticas no dia a dia mas principalmente sobre prédios e industrias q podem reutilizar ou aproveita descartada, usar energia solar, reutilizar a agua, aproveitar agua da chuva para muitas utilidades como aguar plantas, lavar o condômino, etc.
Os cidadãos precisam começar a exercer seus papeis como conscientização, reciclagem, diminuir o lixo tanto informático como eletrônico, precisam ser formadas e legalizadas mais leis de preservação ambiental ou até mesmo reforçar as já existentes, utilizar materiais biodegradáveis pois o planeta não está respondendo bem as ações do homem ate hoje.
Metodologia
Para a realização desse trabalho, a equipe dispôs de artigos científicos e pesquisas de campo elaboradas de acordo com os objetivos gerais e específicos do trabalho, além de contar com uma grande disponibilidade de livros e artigos científicos do acervo da biblioteca da UNIFOR.
Com base nos dados do artigo “CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL – UMA NOVA MODALIDADE PARA ADMINISTRAR OS RECURSOS NATURAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA ECOLÓGICA” de Leonardo Santa Luzia Simas, a equipe coletou informações que foram essenciais para a produção do artigo, principalmente pela definição e ideia de construçãoe arquitetura sustentável explícita no artigo científico.
Também foi o utilizado o artigo “Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas” ,por Mônica Santos Salgado, Alain Chatelet, Pierre Fernandez,onde foi possível compreender e ampliar a noção de projetos sustentáveis que podem ser implantados em residências de diversas formas, além de focar na vida útil dos materiais e no desempenho da edificação. Esse artigo expõe resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a incorporação dos requisitos da sustentabilidade ambiental pode influenciar projetos de engenharia e de arquitetura.
Resultados e Discussão
A construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade (ou com necessidade reduzida) de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética.
O conceito de sustentabilidade tem sido bastante discutido nas últimas décadas, no entanto ainda não é possível perceber com clareza a aplicabilidade de tais ações no âmbito das construções sustentáveis. Ainda existem práticas no meio urbano que não condizem com o aspecto ecológico, como: desperdício de água, degradação de grandes áreas ambientais para a construção, despejo incorreto do esgoto que saem dessas mesmas.
O aperfeiçoamento das construções civis está intimamente ligado ao desenvolvimento humano. Entretanto, ultimamente os aprimoramentos realizados nas edificações têm contribuído para o estrago do meio ambiente, já que as construções civis estão entre as atividades que mais acarretam impactos ambientais no planeta. Segundo informações divulgadas em pesquisas, aproximadamente 50% dos recursos extraídos do meio natural são destinados à construção civil, e no Brasil, a situação exige uma atenção ainda maior: o país é responsável por consumir de cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e ainda 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis. A preservação da natureza através da construção sustentável é de extrema importância, não somente para a sociedade atual, mas também para as gerações futuras. Há certas ações sendo propostas com o objetivo de criar alternativas sustentáveis para essas construções, e essas soluções são bastante concretas, porém só há de apresentar sucesso se o processo de engenharia de obras for visualizado de maneira completa, desde o planejamento até a conclusão, considerando-se as condições naturais, buscando atender às necessidades humanas, além de preservar o meio ambiente e poupar seus recursos.
...