Projeto Reciclagem Casca de Coco Verde
Por: KMONTEZANO • 18/10/2016 • Projeto de pesquisa • 4.838 Palavras (20 Páginas) • 1.235 Visualizações
[pic 1]
IDENTIFICAÇÃO
Empresa
– Natural Fibras
Produtos :
– Reciclagem do lixo “Casca de Coco Verde”(MDL), Fibras e Substrato obtidos a partir da casca do coco verde, industrializável.
Proponentes :
Endereço:
NEGÓCIO
Implantação de uma empresa de reciclagem da Casca de Coco Verde padrão MDL(Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), produção e comercialização de derivados da casca de coco verde, tais como fibra e pó além da confecção de produtos artesanais e industrializados, sendo promotora da inclusão social e proteção ao Meio Ambiente, através de parcerias junto às comunidades dos Município de São José dos Campos(como área de tecnologia) Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
VISÃO
Ser referência no mercado nacional de derivados da casca de coco verde e reconhecida como experiência de inclusão social de sucesso atuando como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
MISSÂO
Produzir e comercializar derivados da casca de coco verde com qualidade, contribuindo neste processo altamente sustentável com a inclusão social de comunidades dos Municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela com a melhoria das condições ambientais dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
OBJETIVOS
- Inserir processo MDL, produzir e comercializar derivados da casca de coco verde com qualidade reconhecida pelo mercado e alto nível de Sustentabilidade.
- Desenvolver materiais industrializados com alto nível de tecnologia porém ecologicamente corretos.
- Promover a inclusão social através de parcerias com as cooperativas existentes nas comunidades envolvidas no processo produtivo e no entorno do empreendimento.
- Promover e incentivar o desenvolvimento de novos materiais ecologicamente correto a partir da casca de coco verde.
- Promover e incentivar o consumo da água de coco nos Municípios parceiros formando micro empreendedores, dando sustentabilidade ao negócio.
- Promover impactos positivos no meio ambiente urbano dos Municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela com a coleta de cascas de coco(MDL- Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e seu beneficiamento.
ÁREA DE ATUAÇÃO
A área de atuação da empresa será a Reciclagem do lixo gerado a partir do consumo da água de coco, obtendo assim, a partir da casca do coco verde, as fibras naturais e o substrato(pó). Tendo estes produtos como matéria prima, também produziremos e industrializaremos produtos com maior valor agregado.
Todo este processo MDL será 100% natural contribuindo assim com o Meio Ambiente, pois estaremos evitando que seja enviado aos aterros sanitários um volume considerável de lixo orgânico cuja decomposição natural demanda no mínimo 20 anos.
GRAU DE INOVAÇÃO DO PRODUTO
A obtenção da fibra e substrato a partir da casca do coco verde não é um processo inovador, porém em nossa região não existe nenhuma empresa atuando no segmento. Por outro lado o problema causado pelo grande volume de lixo gerado pelo consumo crescente da água do coco, preocupa todas as prefeituras.
Inicialmente, os produtos a serem comercializados serão as próprias fibras e o substrato.
No primeiro nível de industrialização estão os vasos e placas substituindo o xaxim além de mantas de contenção e tapetes.
No segundo nível de industrialização está o desenvolvimento de materiais para substituir mantas termo-acústicas derivadas de petróleo usadas nas industrias automotivas e aviação.
Outras aplicações envolvendo processos e tecnologias mais complexos estão descritas abaixo.
PARCERIAS
- EMBRAPA
- SEBRAE
- UNIVAP
- ETEP/FACULDADES
- Prefeitura de São José dos Campos.
- Prefeitura de Caraguatatuba.
- Prefeitura de Ubatuba.
- Prefeitura de São Sebastião.
- Prefeitura de Ilha Bela.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS
Por ser um produto já desenvolvido, estamos nos apoiando nas informações largamente pesquisadas e difundidas gratuitamente por órgãos com o Embrapa e Unicamp para implantação, posteriormente, para desenvolvimento de produtos com maior nível de industrialização das Universidades parceiras.
PRODUTOS
1º nível - Reciclagem.
- Substrato Agrícola peneirado
- Substrato agrícola c/ fibras
- Fibra bruta
2º nível - Industrialização.
- Vasos nos formatos circular, trapezoidal, quadrado e tamanhos P, M e G
- Bastões pequenos e grandes com seções circulares e quadradas.
- Placas pequenas, médias e grandes.
3º nível – Desenvolvimento de Materiais.
- Mantas de fibra de coco composta, para isolamento termo-acústico e anti-chama, desenvolvidas para Industria Aeronáutica e automobilística.
DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
1. Coleta de Matéria prima
Estabelecer a sistemática diária de coleta nos pontos de geração de casca de coco verde(Coleta Seletiva) de maneira que esta não demore mais de 24 h da extração da água até o processamento. Esse procedimento visa elevar a qualidade dos produtos finais (pó e fibra), pois a desidratação da casca prejudica as etapas seguintes do processamento. Nesta etapa, as Prefeituras parceiras deverão realizar a coleta da casca de coco verde nos pontos de coleta já existentes na cidade junto aos pontos comerciais, quiosques e às barracas das Praias visando ampliar a captação de casca de coco verde.
...