Prospecção De Petroleo
Pesquisas Acadêmicas: Prospecção De Petroleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisguilhermesm • 24/8/2013 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 1.826 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Métodos de Prospecção de Petróleo
Alunos:
Luís Guilherme da S. Medeiros
Estevão Barreto
Disciplina:
Introdução à exploração e produção de petróleo
Profa.: Josinira
Fevereiro – 2012
Cabo Frio - RJ
Introdução
As atividades de detecção de reservas de gás natural e petróleo são chamados de prospecção do petróleo. A prospecção permite depois de um longo estudo determinar as possíveis áreas, onde pode se encontrar petróleo e gás natural, sem haver a necessidade de perfuração.
Os dois principais objetivos da atividade de prospecção são: localizar dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas que tenham condição para a acumulação de petróleo; e verificar qual, dentre essas situações, possui mais chance de conter petróleo em quantidade e localização onde a produção ocorra de forma lucrativa.
O estudo de prospecção é uma etapa muito importante onde se reúne várias informações da possível área de produção, e tem um custo relativamente pequeno comparado com o custo de perfuração de um poço de petróleo.
Métodos de prospecção Potencias
É um estudo que utiliza dados de geofísica com o objetivo de obter informações sobre a estrutura das rochas que formam a bacia sedimentar. São obtidas medidas da atração gravitacional, magnetismo e temperatura das rochas. Estes métodos foram muito importantes no inicio da prospecção de petróleo, por métodos indiretos, permitindo o reconhecimento e mapeamento das estruturas geológicas que não apareciam na superfície.
O estudo do campo gravitacional da terra é chamado de gravimetria. Ele é datado da década de 20, na prospecção do petróleo, nos EUA, utilizando Balança de Torsão de Eötvos para estudos em áreas de perfuração. Este estudo consegue fazer uma estimativa da espessura dos sedimentos em uma bacia sedimentar, detectar a presença de rochas ígneas e prever variações estruturais em uma bacia através das variações do campo gravitacional da terra.
Os aparelhos de medição gravimétrica são muito precisos, e com o estudo é gerado um mapa, chamado mapa de Bourguer. Este estudo sozinho não consegue mostrar grandes informações, mas associado a outros estudos é bastante útil para compreender a área estudada.
A prospecção magnética para o petróleo tem o objetivo de medir pequenas variações no campo magnético da terra, que é consequência da distribuição irregular de rochas magnetizadas.
A magnetometria permite identificar uma potencial acumulação de hidrocarbonetos uma vez que as rochas sedimentares têm uma suscetibilidade magnética muito baixa.
Este método começou a ser utilizado, na prospecção de petróleo, a partir da década de 90, por causa do aumento da precisão dos magnetômetros de césio, desde então esse método se tornou importante para conhecer as áreas possíveis de encontrar petróleo. Desses estudos são feitos mapas magnéticos, que possibilitam fornecer informações estimativas da profundidade do embasamento magnético ou espessura dos sedimentos e presença de rochas intrusivas básicas.
Métodos geológicos
Este método é a primeira etapa do processo de exploração, estes estudos geológicos são realizados com o intuito de avaliar chances que determinada área possui, de ter propiciado as condições para a formação e acumulação de hidrocarbonetos. Para a realização de tais estudos, o geólogo utiliza-se de vários métodos que lhe proporciona conhecer melhor as rochas de determinada região.
Um desses métodos é a chamada Geologia de superfície. Neste estudo é feito o mapeamento, de rochas que afloram na superfície, pretendendo definir os tipos de rochas que formam a bacia, sua estratigrafia e formas estruturais. Neste estudo de superfície o geólogo pode praticamente descartar áreas formadas por rochas ígneas e metamórficas (pois os hidrocarbonetos são encontrados e formados em rochas sedimentares) e também áreas sedimentares reduzidas ou sem estruturas favoráveis a acumulação do petróleo; como também pode delimitar áreas com um grande potencial de acumular hidrocarbonetos (os mapas geológicos dessas áreas são continuamente construídos e atualizados).
Outro método são as fotos aéreas que, que são realizadas através de um método chamado Aerofotogrametria, que consiste em fotografar
...