Proteção contra quedas em altura
Por: Antonio Mancuso • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 3.137 Palavras (13 Páginas) • 425 Visualizações
[pic 1] | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL | [pic 2] |
PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS EM ALTURA
Antonio Bonilla Mancuso
Lucas Fraporti Heller
Trabalho para a disciplina de Laboratório de Edificações, do curso de Engenharia Civil, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professor Eng. Me. Renato Solano.
Porto Alegre
2013
ANTONIO BONILLA MANCUSO
LUCAS FRAPORTI HELLER
PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS EM ALTURA
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Laboratório de Técnicas em Edificações pelo programa de graduação da Faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientador: Eng. Civil Renato da Silva Solano, MSc
PORTO ALEGRE
2013
ANTONIO BONILLA MANCUSO
LUCAS FRAPORTI HELLER
PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS EM ALTURA
Esta monografia foi julgada e aprovada pela banca para aprovação e obtenção da aprovação na disciplina de Laboratório em Edificações I
Aprovada em: __ de _________ de 2013
BANCA EXAMINADORA:
[pic 3]
Este trabalho é dedicado para a família de ambos os autores, que deram uma base forte para que hoje possamos estar cursando Engenharia Civil com êxito.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicação das normas regulamentadoras na proteção para quedas em alturas nas obras em Porto Alegre visitadas na disciplina de Laboratório de Edificações ministrada na PUCRS. O método para essa pesquisa foi a visita a três canteiros de obras localizados em diferentes bairros de Porto Alegre, cada um pertencente a uma empresa, analisando as exigências das normas regulamentadoras. A principal conclusão na observação dos canteiros é que os sistemas de queda em altura estão conforme estabelece as NR-18 e NR-35. Porém em pequenos trabalhos em altura os procedimentos de segurança são desobedecidos.
Palavras-chaves: NR-18; NR-35; Trabalho em Altura; Proteção a quedas.
ABSTRACT
The present paper aims to verify the implementation of regulatory standards in the protection falls at heights in the constructions sites in Porto Alegre visited the discipline Laboratório de Edificações taught at PUCRS. The method for this research was the visit to three construction sites located in different districts of Porto Alegre, each one belonging to a company, analyzing the requirements of regulatory norms. The main conclusion of the observation plots is that the systems are falling from height as established the NR-18 and NR-35. But in small work at height safety procedures are disobeyed.
Keywords: NR-18, NR-35, Working at Height; Fall Protection.
LISTA DE IMAGENS
Figura 1- Trabalhadores em cima de laje
Figura 2- Andaimes utilizados na fachada
Figura 3- Tela de proteção e bandejas
Figura 4- Plataformas secundárias
Figura 5 - Guarda-Corpos nas periferias
Figura 6 - Funcionário sem proteção
Figura 7- Funcionário com o cinto de segurança
LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS
EPI – Equipamento de Proteção Individual
NR – Norma regulamentadora
PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
NR-35 – “Proteção contra quedas em altura”
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Problema da Pesquisa
1.2 Objetivo
1.3 Hipóteses
1.3.1 Hipótese Principal
1.3.2 Hipóteses Secundárias
1.4 Delimitações do trabalho
1.5 Método da pesquisa
2 NORMAS REGULAMENTADORAS DE TRABALHOS EM ALTURA
2.1 Exigências da NR-18
2.2 Exigências da NR-35
3 APLICAÇÃO DAS NORMAS NAS OBRAS VISITADAS EM PORTO ALEGRE
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
No ramo da construção civil antigamente, ocorriam diversos acontecimentos em relação à segurança e condições de trabalho para os funcionários, que hoje não são aceitáveis. Para aumentar a segurança dos trabalhadores existem as Normas Regulamentadoras, prevendo situações de perigo já conhecidas e práticas para que sejam contornadas, permitindo que as atividades sejam realizadas sem colocar em risco a saúde e vida do empregados. Na construção o tipo mais comum de acidentes são aqueles relacionados a quedas, problema que atrai mais atenção atualmente, com a criação de uma nova Norma para atender esses problemas que serve de complemento para a NR-18, que trata especificamente das precauções no ramo.
...