Proteção e cuidados da pele e saúde no calor
Por: Nildeju • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 845 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
Higiene e Segurança no Trabalho - HST
Proteção e cuidados
da pele
e saúde
no calor
[pic 1]
PELE
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado.
Funções da pele:
Proteção - primeira barreira de defesa contra agressões químicas e microbianas;
Regulação da Temperatura - por meio da liberação de suor em sua superfície e pelo ajuste do fluxo sanguíneo;
Síntese da vitamina D - pela ativação da moléculas precursora na pele por meio dos raios UV, essa é modificada no fígado e nos rins produzindo vitamina D ativa;
Sensação de Tato e temperatura do ambiente,
Penetração de produtos.
CALOR
O Calor dos últimos verões tem sido uma preocupação, aproximadamente 400 pessoas morrem devido a exposição ao calor.
Nosso corpo elimina calor variando a taxa e a profundidade da circulação sanguínea, perdendo água através da pele, glândulas de suor e em ultimo caso através da respiração, isso ocorre quando o sangue é aquecido a uma temperatura superior a 37°C.
O calor excessivo provoca em toda população um desconforto e principalmente nos que mais necessitam de atenção, que são as crianças, idosos, doentes crônicos, doentes mentais, pessoas acamadas e obesas.
A pessoa quando está suando o sangue esfria por meio de evaporação, mas se a umidade relativa do ar estiver alta, retarda a evaporação tirando do sangue a habilidade de resfriar-se, se esse processo ocorrer durante certos períodos de tempo, a temperatura do corpo pode elevar-se ainda mais, favorecendo a ocorrência de doenças relacionadas ao calor.
PATOLOGIAS PRODUZIDAS PELO CALOR E RECOMENDAÇÕES
Resultados do fracasso do mecanismo fisiológico que mantem a temperatura do corpo, ante uma sobrecarga de calor interna ou ambiental.
Cãibras por calor – contrções musculares dolorosas do abdome e das extremidades.
Aconselha-se repouso em locais frescos e calmo, hidratar-se e caso permanessa por mais de uma hora, procure um médico.
Esgotamento devido ao Calor- consequencia da alteração do metabolismo hidroeletrolítico, provocado por uma excessiva perda de água.
Seus principais sintomas são: desmaios, cansaços, dores persistentes e fortes de cabeça, suor, palidez, cãibras, nauseas e vomitos, a pele pode estar fria, a respiração é rápida e superficial.
Em geral afasta-se do ambiente quente, e a reposição de liquidos e eletrolitos, repousar em local fresco, ingerir líquidos e um médico deve ser consultado, pois se o paciente for cardíaco ou pressão alta, os simtomas podem piorar.
Golpe de Calor - insuficiência aguda de termorregulação e constitui uma urgência médica extrema, de ocorrência subta e fatal se não for tratada rapidamente. Seus sinais são: tonturas, dor persistente e forte de cabeça, confusão, temperatura corporal elevada, pele vermelha, quente e seca, pulso rápido, perda de conciência e diminuição da sudação (efeito de suar).
Procurar ajuda médica imediata, repousar em local fresco e arejado, usar metodos para baixar imediatamente a temperatura (banheira de água fria, utilizar sacos de gelo no pescoço, pulso, virilha e axilas por exemplo).
A temperatura corporal elevada pode afetar o cérebro e outros orgão vitais.
MEDIDAS A SEREM SEGUIDAS
Para amenisar a ação do calor excessivo no corpo.
Após as medidas de controle aplicadas, sendo elas na fonte ou no meio de propagação, deverá realizar um novo levantamento, a fim de certificar se o ambiente de trabalho está em condições para as atividades.
Medidas de Controle na Fonte– algumas medidas podem ser relaizadas na fonte, sem resolver integralmente o problema.
Uma delas é a manutenção peródica de todos equipamentos e isolamentos, blindagem e enclausuramento de fontes quentes como fornos e estufas, cuidando para que as reflexões do calor não seja deirecionadas ao trabalhador.
Medidas de Controle no Meio– Aumento da movimentação de ar.
Onde a temperatura do ar for menor que a da pele (35° C) o aumento da movimntação do ar, aumentará a quantidade de calor dissipado pelo organismo por convecção, deve-se evitar a circulação de ar das zonas mais quentes para a direção das mais frias, a velocidade do ar que melhora as condições ambientais para o trabalhador é de 1m/s (200 pés por minuto) , porém são recomendados velocidades maiores para ambientes mais quentes.
...