Os Cuidados com a pele
Por: Keila Cristina • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
Cuidados com a pele
Anatomicamente falando o “tegumento humano” mais conhecido como pele, e considerado por muitos o maior órgão do corpo humano. Ela tem várias funções e entre elas destaca-se: proteção do corpo contra o meio ambiente, termorregulação corporal por meio da ação de glândulas sudoríparas e dos vasos sanguíneos e sensibilidade através dos receptores nervosos espalhados pelo corpo. Na antiguidade clássica no Império Romano, Grécia e no Antigo Egito, já havia um certo cuidado com a pele.
A hora do banho nessas civilizações era algo sagrado e considerado luxuoso em Roma e no Egito o banho era tomado mais de uma vez por dia, e variava entre frio e quente. Existia várias formas e receitas para hidratar e nutri a pele nessa época, e o curioso é que vários componentes existes nessas receitas remotas, faz parte da composição de produtos atuais.
As primeiras termas (locais de banhos públicos) surgiram na Grécia Antiga os balneários simples rapidamente se transformaram em locais luxuosos, com piscinas em mármore e bocas de água de prata maciça. Os usuários passavam alternadamente por salas de água quente e fria, o que provocava a transpiração que eliminava as impurezas da pele. Por fim limpavam todo o corpo com óleo, que depois retiravam com água perfumada.
No antigo Egito o cuidado também não era diferente há mais de 2100 anos a Rainha Cleópatra VII do Egito conhecia os efeitos tonificantes, hidratantes e rejuvenescedoras da pele que o leite de burra proporcionava, e dos seus efeitos benéficos sobre a pele. Na Roma antiga e em Pompeia o leite era utilizado para manter a sua pele lisa, macia e conservando a sua juventude. O mais interessante que é que o leite de burro contem retinol, que é usado como antienvelhecimento.
Muitas pessoas acreditam que o chamado "cold cream" ou creme para o rosto é uma criação recente, mas criação do creme é atribuída ao famoso médico grego Galeno, que viveu lá pelo século II. Sua fórmula incluía três partes de óleo, uma parte de cera branca e botões de rosa: tudo misturado com a quantia necessária de água para dar-lhe uma consistência cremosa à mistura. Galeno, segundo os estudiosos, recomendava também o uso da lanolina, que era extraída da lã das ovelhas, e que ainda é muito usada como um suavizante hoje em dia na indústria cosmética.
Com o passar dos séculos todas essas técnicas foram se aprimorando e os cuidados com a pele só foram crescendo. Em 1911 surgiu um creme da marca “Nivea”, marcar essa que faz sucesso até os dias, através de uma pesquisa científica descobriu-se um ativo capaz de agua e óleo.
Outro produto inovador lançado para a pele foi o “Leite de rosas” no ano de 1929, como uma loção embelezadora, produto este que é comercializado até os dias de hoje. Na época do seu lançamento, a embalagem tinha uma formado de um corpo feminino, com a cintura bem “fina”.
Outro produto inovador e que é usado até os dias de hoje e o Talco Granado, foi criando em 1903 pelo farmacêutico João Bernardo Coxito irmão de Jorge Coxito, o fundador da casa Granado, o polvilho antisséptico granado, um talco para os pés, sendo a sua fórmula imbatível até aos dias de hoje.
É notório que no século XXI dispomos de uma alta tecnologia, a área da estética tem sido revolucionada, e os cuidados com a pele neste século só aumentou ainda mais muitas situações que não poderiam ser resolvidas no passado, hoje com uma grande facilidade podemos melhorar. É importante salientar que o cuidado com a pele do rosto sempre foi uma preocupação extra, pois o rosto é a primeira coisa que olhamos numa pessoa, logo a preocupação em mantê-lo sempre dentro dos padrões é algo almejado por muitos
Para isso várias são as técnicas e produtos utilizados para manter a pele bonita e saudável, cremes, laser, peeling, Botox, cirurgia plásticas etc.
O laser (luz pulsada) interage e atua com determinadas estruturas da pele, como pelos, vasos e manchas, provocando sua remoção ou destruição. Ocorre também o estímulo à produção de colágeno, substância que dá sustentação e firmeza à pele, por isso melhora a qualidade do tecido cutâneo e diminui a flacidez. Já na depilação, ele promove a destruição definitiva da parte do folículo que é responsável pela formação do novo pelo, fazendo como que não haja mais desenvolvimento do pelo naquele local. Sua eficácia já é comprovada cientificamente há vários anos.
...