Protocolos De Rede
Dissertações: Protocolos De Rede. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigonra • 5/2/2015 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
HTTP
HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na World Wide Web(Internet).
Como funciona:
Na prática funciona assim: quando você digita um endereço no navegador, ele precisa enviar alguma coisa para algum servidor dizendo que você quer ler alguma determinada coisa. Imagine que você digitou o endereço do Google. Seu navegador prepara uma carta, literalmente, para o servidor onde fica o site do Google. Esse servidor vai ler sua carta, porque ele lê TODAS as cartas que chegam, diferente do Papai Noel. Com base nas solicitações feitas na sua carta, o Google vai criar a resposta e devolve-la a seu navegador, por um serviço nomeado de Response HTTP.
DHCP
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.
Como funciona:
Digamos que você seja o administrador de uma rede. Se fosse uma rede doméstica com 3 computadores, não seria trabalhoso atribuir um número de IP e todos os parâmetros necessários para cada um deles. Agora, se fossem 100, 200 ou mais, certamente a história seria outra.
O protocolo DHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:
● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.
● O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
● Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.
DNS
DNS, ou Domain Name System, este é um dos serviços mais utilizados em nosso dia a dia de Internet, sem ele as coisas funcionariam de uma forma bem diferente de como as conhecemos hoje! A função do DNS é traduzir nomes em endereços IPs e IPs em nomes. Imagine ter que memorizar coisas do tipo 74.125.234.67 , 74.125.134.121 ou ainda 173.252.110.27 ! , Os endereços citados apontam respectivamente para google.com, blog.rmerces.com e facebook.com notação que através do DNS podem ser utilizadas e tornam a nossa vida muito mais simples.
Como funciona:
Quando você visita um website através do seu navegador (Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, etc...) ou quando é enviado um email, a internet precisa saber em qual servidor o site e o email estão armazenados para poder responder à sua solicitação. A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server).
Cada nome de domínio possui um registro no DNS que define em qual o endereço IP do servidor de hospedagem de sites e o IP do servidor de e-mail que responderão por este domínio, ou seja , quando se digita um nome de domínio por exemplo www.registrodedominios.net.br você está na verdande acessando o ip do servidor que está resolvendo para esse domínio. Sem os servidores de DNS os sites teriam que ser acessados através do número do IP http://000.000.000.000 o que com certeza seria muito complicado.
FTP
FTP é uma abreviatura para "File Transfer Protocol", ou "Protocolo de Transferência de Arquivos". Pode-se definir um protocolo, de uma forma resumida, como sendo um conjunto de regras estabelecidas visando a padronização de uma ação. O protocolo de transferência de arquivos, ou FTP, é simplesmente mais um conjunto de regras que foi definido para que seja possível a transferência de arquivos entre os computadores.
Com o FTP, sempre teremos dois computadores trocando arquivos entre si, sendo que um deles é o servidor FTP e o outro, o cliente FTP. O computador com o papel de servidor FTP possui alguns programas especiais para poder oferecer este serviço, geralmente para várias pessoas ao mesmo tempo. O computador com o papel de cliente possui um programa especial que se conecta no servidor FTP e é responsável pela tranferência dos arquivos
...