Prática de Mecânica dos Solos
Por: Luís Gustavo • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Luís Gustavo das Dores Gomes - 5258
1ª aula prática de mecânica dos solos
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
2016
- Identificação tátil-visual de solos
Na aula foi utilizado formas simples e testes rápidos para a identificação de cada solo sem o uso de equipamentos.
- Procedimentos para identificação – visual:
- Teste visual e táctil
Deve-se identificar matéria estranha ao solo, onde foi encontrada em algumas amostras raízes. Observar a cor natural de cada amostra que diferencia a areia, silte e argila. Teor de umidade e odores estranhos também foi observado, mas sem qualquer distinção entre os solos.
Para a identificação tátil é acrescentado uma pequena quantidade de solo com água:
- Areia (amostra 1):
Ásperas ao tato;
Apresentam partículas visíveis a olho nu;
Muitas vezes permitem o reconhecimento de minerais (Quartzo).
- Silte (amostra 2):
Menos áspero que a areai;
Entre siltes grossos e areia fina, a distinção é praticamente impossível.
- Argila (amostra 3):
Passa a sensação de farinha quando seca e escorregadia quando molhada.
- Teste de sujar as mãos
Mistura-se água com o solo e faz uma pasta na qual esfrega na palma da mão e a coloca em água corrente, obtendo assim uma noção de qual solo foi feita a pasta. O solo mais arenoso sai facilmente das mãos. O solo mais siltoso só se limpa depois de bastante água ter corrido pelas mãos e não sai completamente só pela água corrente. O solo mais argiloso tem dificuldade de se desprender da palma das mãos, sendo necessário fazer fricção.
- Teste de desagregação do solo submerso
É colocado um torrão de cada amostra de solo na água, não ficando totalmente imerso. A argila (amostra 1) foi a que se desagregou com maior facilidade, seguida do silte (amostra 2) e da argila (amostra 3) que teve a maior dificuldade em desagregar.
- Teste de resistência do solo seco
O teste se faz em tentar desfazer o torrão seco de cada amostra entre os dedos. O solo argiloso apresenta uma grande coesão, sendo assim de difícil desagregação devido as ligações eletroquímicas (quanto maior a carga do cátion, mais fortemente a partícula está ligada). Média a baixa a desagregação do solo siltoso e pouca ou nenhuma coesão do solo arenoso.
- Teste de Mobilidade da água intersticial
Mistura-se de forma homogênea o solo e a água, até a consistência pastosa. Coloca-se a pasta em uma das mãos, na forma de concha. São realizadas vibrações com a outra mão ocorrendo aparecimento de uma superfície úmida e brilhante, na pasta do solo com a mão em concha. Após a abertura da mão aparecerá fissuras.
A argila (amostra 3) rapidamente assumi um aspecto liso e brilhante após o inicio das vibrações, indicando a maior % de presença de partículas grossas. Ao abrir a mão, o solo rapidamente fissura e absorve a água superficial novamente. O Silte (amostra 2) demora um pouco mais a mostrar o aspecto liso e brilhante. A areia (amostra1) segura mais a água em seus vazios, tem uma reação lenta as vibrações, tanto no aparecimento da superfície brilhante, como na fissuração reduzida, indica dificuldade de movimentação das partículas de água aderentes ou coesas ás partículas do solo.
...