Pré Moldados E Pré Fabricados
Monografias: Pré Moldados E Pré Fabricados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pandaiara • 25/2/2015 • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 551 Visualizações
Pré-Moldados
Definição
A norma NBR 9062 define pré-moldado da seguinte forma:
• Elemento que é executado fora do local definitivo de utilização, produzidos em condições menos rigorosas de controle de qualidade, sem a necessidade de pessoa, laboratório ou instalações congêneres próprias.
No Brasil, a primeira grande obra com a utilização de elementos pré-moldados, foi o Hipódromo da Gávea na cidade de Rio de Janeiro em 1926. Os elementos pré-moldados foram aplicados às estacas nas fundações e cercas no perímetro do Hipódromo.
Cada material ou sistema construtivo tem suas próprias características, as quais de forma maior ou menor influenciam a tipologia, o comprimento do vão, a altura da edificação, os sistemas de contraventamento, etc. Isso também ocorre no caso dos sistemas construtivos em concreto pré-moldado, não apenas em comparação com as estruturas de aço, de madeira e de alvenaria, mas também em relação ao concreto moldado no local. Teoricamente, todas as juntas e ligações entre os elementos pré-moldados deveriam ser executadas de modo que a estrutura pré-moldada tivesse novamente o mesmo conceito monolítico de uma estrutura moldada no local. Todavia, esta pode se tornar uma solução mais cara e trabalhosa, onde muitas das vantagens da pré-moldagem podem ser perdidas. Para que todas as vantagens do concreto pré-moldado sejam potencializadas, a estrutura deve ser concebida de acordo com uma filosofia específica do projeto: grandes vãos, um conceito apropriado para estabilidade, detalhes simples, etc. Os projetistas devem, desde o início do projeto, considerar as possibilidades, as restrições e as vantagens do concreto pré-moldado, seu detalhamento, produção, transporte, montagem e os estados limites em serviço antes de finalizar um projeto de uma estrutura pré-moldada.
Geralmente, os elementos de painéis têm espessura padronizada, mas a altura e largura são livres dentro de certos limites, é claro. As aberturas para as janelas e portas são, normalmente, livres. As fachadas são geralmente projetadas individualmente para cada projeto. Algumas vezes, os painéis de fechamento para edifícios de uso geral são disponíveis nas dimensões padronizadas.
Exemplos de padrões de seções transversais.
Pré-Fabricados
Definição
• Elemento produzido fora do local definitivo da estrutura, em usinas ou instalações análogas que disponham de pessoal e instalações laboratoriais permanentes para controle de qualidade.
O sistema pré-fabricado se identifica primeiramente com a história da industrialização, que por sua vez está relacionada com o período histórico da mecanização, ou seja, com a evolução das ferramentas e máquinas para produção de bens. De forma gradativa as atividades exercidas pelo homem com auxílio da máquina foram sendo substituídas por mecanismos, como aparelhos mecânicos ou eletrônicos, ou genericamente por automatismos.
Atualmente, o desenvolvimento dos sistemas pré-fabricados também esta ligado aos processos de transporte, montagem, métodos de inspeção e controle.
Sistemas modernos fazem parte das chamadas técnicas de construção abertas, os quais significam que, a arquitetura é livre para criar o projeto de acordo com as exigências do cliente. Construir espaços abertos e livres entre as paredes portantes e usar divisórias leves para definir o layout interno (com essa técnica é possível mudar o projeto futuramente, sem maiores custos).
Tal desenvolvimento pode ser notado a partir de uma análise do início de sua utilização no período pós-guerra, através da pré-fabricação de ciclo fechado, com edifícios uniformes, monótonos e com nenhuma flexibilidade, passando pelo ciclo de aberto de pré-fabricação. Neste ciclo, os edifícios possuem certa flexibilidade e passam a ser constituídos por elementos de diferentes fabricantes. Finalmente, observa-se nos dias atuais, o surgimento de diversas novas tecnologias e a criação de sistemas flexibilizados de pré-fabricação que possui alto grau de especificação e que podem ser combinados com outros sistemas construtivos.
Os sistemas de fachadas com painéis estruturais constituem uma solução econômica, uma vez que este dispensa o uso de pilares nas bordas e as vigas para apoio de pisos.
Pré-Moldados e Pré-Fabricados para Escolas
As construções escolares são caracterizadas com larguras para vãos que variam de moderada para grande, que variam entre ± 8/12 m para escolas para mais de 24 m para auditórios em universidades, onde a sobrecarga é de 3 a 4 kN/m2. As construções escolares são executadas tanto com estrutura em esqueleto quanto em sistemas em parede estrutural. Nos sistemas para pisos são empregados elementos em concreto protendido, como as lajes alveolares e os painéis em duplo T. Esses últimos são indicados para vãos maiores. Os pisos para auditórios em universidades podem ser projetados com degraus (tipo arquibancada). Para apoio deste tipo de piso, existem soluções apropriadas em concreto pré-moldado, como por exemplo, as vigas inclinadas com degraus na parte superior (também conhecida como “viga-jacaré”).
• Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e com um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas.
• Estruturas em painéis estruturais, consistindo de componentes de painéis portantes verticais e de painéis de lajes.
• Os elementos de lajes alveolares protendidas possuem alvéolos (vazios) longitudinais com a intenção principal de reduzir o peso próprio.
ELEMENTOS PRÉ-FABRICADOS
• Painéis de fechamento interno e externo (podem ser portantes ou de fechamento)
• Caixas de elevadores
• Núcleos centrais
• Núcleos centrais
• Pré-vigas
• Pilares
• Galpões
• Murros
• Degraus (auditórios ou quadras)
• Peitoris
• Blocos
• Placas
• Lajes
• Pré-lajes
...