Pré Projeto de Ergonomia
Por: Elfasilva • 13/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 2.116 Visualizações
AVALIAÇÃO DE FATORES ERGONÔMICOS DE POSTO DE TRABALHO DE MOTORISTA DE CAMINHÃO:
Estudo de caso em uma Empresa Transportadora de Cargas do Município de Castanhal Pará
PROBLEMÁTICA
Quais os principais impactos ergonômicos causados aos motoristas de caminhão em uma empresa transportadora?
JUSTIFICATIVA
Os motoristas de caminhões são muito afetados no aspecto físico. Geralmente, realizam seu trabalho sujeitos à longas horas sentados, postura inadequada e movimentos repetitivos, o que pode levar ao aparecimento de doenças ocupacionais, capazes de causar danos que em longo prazo poderão torna-lo incapacitado para a sua função.
Para melhorar esse quadro e minimizar danos materiais e físicos é necessária atenção ao posto de trabalho de motorista, fazer profilaxia de todos os riscos e combater os atos e condições inseguras. Por isso, é de suma importância a implantação de melhores condições de trabalho, treinamentos, palestras sobre saúde clínica e ocupacional, ginástica laboral e outras medidas cabíveis, para com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.
OBJETIVO
- Geral
Analisar e propor melhorias quanto aos riscos ergonômicos do posto de trabalho de motorista de caminhão de uma empresa transportadora de cargas, localizada no município de Castanhal, estado do Pará, a fim de tornar o posto de trabalho ergonomicamente mais confortável para o trabalhador executar sua tarefa.
- Específico
- Identificar os riscos ergonômicos da atividade de motorista de caminhão;
- Aplicar um questionário de verificação de riscos ergonômicos;
- Propor medidas para a melhoria e prevenção de doenças e acidentes de trabalho.
METODOLOGIA
Para se obter base sobre o tema abordado será realizada pesquisa bibliográfica em livros referentes ao assunto, sites da web, artigos e TCCs, para se obter base sobre o tema abordado.
A pesquisa será realizada também por meio da aplicação de questionários de avaliação da atividade do posto de trabalho, e da coleta de dados por observação in loco e por registro fotográfico. Com isso, serão identificadas e analisadas as más posturas ergonômicas de trabalho, para em seguida se escolher o método de avaliação postural mais adequado para o posto de motorista de caminhão.
1 A Empresa
A Empresa X, é uma transportadora localizada na cidade de Castanhal, estado do Pará e com filial em São Paulo, capital. A matriz é composta por 70 funcionários, sendo que 15 desses são motoristas, os demais funcionários estão divididos entre os setores operacional e administrativo. A filial tem 30 funcionários, sendo que 2 deles são motoristas e os outros são dos setores operacional e administrativo.
A Empresa X realiza o transporte de cargas secas e molhadas, exceto produtos químicos. Ela realiza transporte rodo-fluvial na região norte e por rodovias nas demais regiões do Brasil. A transportadora possui 7 caminhões modernos, com GPS, rádio e banco regulável de acordo com o peso do motorista.
2 Descrição da Atividade
A atividade a ser analisada neste trabalho é a de motorista. Para ser motorista da Empresa X, a pessoa deve possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria E. Eles viajam sem acompanhante e sem comboio. O horário de trabalho deles é de 6:00 a 12:00h e de 13:00 a 21:00 quando entregam cargas para o sul do Pará. Em Castanhal começam a entregar cargas 7:12 a 12:00h e de 14:00 as 18:00h. Quando as cargas são para outros estados do Brasil é de 6:00 a 12:00 e de 14:00 as 18:00, mas independente deles fazerem ou não hora extra, a empresa paga 4 horas extras diárias, como é determinado pela convenção do sindicato dos motoristas.
Os motoristas recebem salário determinado pela convenção e quando em viagem, recebem um valor determinado pela empresa para alimentação.
3 Elaborar Relatório Fotográfico
4 Entrevista por meio de questionário
5 Análise dos resultados
CAPÍTULO I – Fundamentação Legal / Referencial Teórico
CAPÍTULO II – Metodologia
CAPÍTULO III – Método Científico
CAPÍTULO IV – Propostas
CAPÍTULO V – Conclusão
Viao ergonômica sobre o posto
INTRODUÇÃO
O transporte de carga é um serviço fundamental na cadeia de produção e distribuição de bens, contribui assim, para o desenvolvimento econômico do país. Os profissionais deste setor merecem atenção especial no que se refere à saúde ocupacional, pois estão sujeitos a terem sua saúde afetada em diversos aspectos, sendo o foco da abordagem deste artigo os fatores ergonômicos.
...