TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DO SISTEMA LOGISTICO

Ensaios: QUALIDADE DO SISTEMA LOGISTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

1- APRESENTAÇÃO-------------------------------------------------------------4

2- INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------5

3- TRANSPOTE DISTRIBUIÇÃO E SEGURO------------------------------6

4- LOGÍSTICA INTERNACIONAL------------------------------------------- 8

5- QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS---------------------------10

6- CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------12

7- REFERENCIAS----------------------------------------------------------------13

1- APRESENTAÇÃO

Foi elaborado o estudo do Supply Chain Management (SCM) nas disciplinas, Transportes, Distribuição e Seguros, Logística Internacional, Qualidade em Sistemas Logísticos.

Na elaboração do relatório PARCIAL, um referencial teórico foi elaborado, baseado em levantamento bibliográfico sobre o tema da Supply Chain Management.

2-INTRODUÇÃO

Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management

O conceito de Cadeia de Suprimentos surgiu por volta dos anos de 1970 e 1980, porém ainda é algo novo para os gestores de empresas, despontando através de fabricantes japoneses de automóveis, que administravam o fornecimento de insumos além dos contratos convencionais com os fornecedores diretos.

Na concepção de FLEURY et all (2000:42) “o SCM é uma abordagem sistêmica de razoável complexidade, que implica alta interação entre os participantes, exigindo a consideração simultânea de diversos trade-offs”. Isso significa que a função do SCM é a coordenação e interação dos diversos fatores que compõem o canal de distribuição dos processos desde o fornecedor até o consumidor final e vice-versa.

O processo de implantação do conceito de Suppy chain management passa invariavelmente por sete fases ou processos-chaves, conforme descreve FLEURY et all (2000:45):

1- Relacionamento com os clientes;

2- Serviço aos clientes;

3- Administração da demanda;

4- Atendimento de pedidos;

5- Administração do fluxo de produção;

6- Compras / suprimento;

7- Desenvolvimento de novos produtos.

É importante focar estes processos chaves nos objetivos pré-definidos, ou seja, o desenvolvimento de equipes focadas nos clientes estratégicos, buscando entendimento comum sobre características de produtos e serviços, fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, atendendo de forma eficiente as suas consultas e requisições, captar compilar e atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda, atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega, desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder às mudanças no mercado, gerenciar relações de parceria com fornecedores para garantir respostas rápidas e melhoria de desempenho, buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de produtos.

Embora a quebra de paradigmas internos e o comprometimento da equipe sejam importantes para o sucesso do SCM, o envolvimento dos participantes internos e externos ao processo também será fator preponderante no processo de implantação dessa importante ferramenta.

3-TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final (Kapoor et al., 2004, p. 2). Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e as decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística.

O marketing vê que a Distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente. A partir do momento que o produto é vendido a Distribuição se torna uma atividade de front HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Front_office"Office e ela é capaz de trazer benefícios e problemas resultantes de sua atuação (Kapoor ET al., 2004, p. 9). Uma organização pode ser divida em três processos principais suprimentos, produção e distribuição (Gomes ET al., 2004, p. 8-9). Onde termina os processos de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte.

Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto. O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que têm mais “dinheiro”, mas sim aquele que a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia então pode concluir que este poder de decisão pode ser transferido rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região.

As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas à distribuição e focando suas atividades no core bussiness da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com