QUALIDADE E SISTEMA LOGÍSTICO
Seminário: QUALIDADE E SISTEMA LOGÍSTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabibela • 29/9/2013 • Seminário • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 576 Visualizações
QUALIDADE E SISTEMA LOGÍSTICO
Referente ao pensamento de Ballou onde ele destaca que entre o período dos anos 1950 e 1970, como um período de desenvolvimento da teoria e da prática da logística, com a utilização de sistemas e da oportunidade para a redução de custos.
E foi à partir daí que a logística empresarial já estava com os seus conceitos desenvolvidos e já estabelecidos e as empresas pareciam estar mais preocupadas com a geração de lucros do que com o controle de custos. Na mesma década veio o embargo petrolífero e a súbita elevação do preço do petróleo realizado pelos países membros da OPEP.
O preço do petróleo afetou diretamente os custos de transporte, e forças competitivas impulsionaram os custos de capital para cima e, portanto, os custos de manutenção de estoques, tornando os assuntos logísticos relevantes para alta administração. Assim, os princípios e conceitos formulados durante anos passaram a ser utilizados com grande sucesso para a cadeia de suprimentos.
São desta divisões de atividades de Transporte, Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos, são consideradas primordial, são elas que contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.
Administração de Materiais - Diz respeito ao fluxo de materiais, desde o recebimento da matéria-prima, passando pelas etapas de fabricação e processamento, até o estoque de produtos acabados.
Distribuição - Refere-se à combinação de atividades e instituições ligadas à
propaganda, venda e transferência física de produtos ou serviços. Diz respeito,
portanto, a assuntos mais amplos do que apenas a Logística.
Logística Integrada - É a administração do fluxo total de materiais e produtos,
da fonte ao usuário. A integração inclui o fluxo de materiais, desde a aquisição
de matéria-prima até a entrega dos produtos acabados aos usuários finais.
O transporte, para a maioria das firmas, é a atividade logística mais importante
simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. Esta atividade é essencial, pois nenhuma firma moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma.
A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte na seleção do modal (rodoviário, ferroviário aeroviário, aquaviário e dutoviário) e dos serviços de transporte; a utilização da capacidade dos veículos; aos roteiros; a programação de veículos; a seleção de equipamentos etc.
A manutenção ou gestão de estoques também é uma atividade essencial, pois geralmente não é viável providenciar produção ou entrega instantânea aos clientes. Assim, os estoques agem como “amortecedores” entre a oferta e a demanda, de forma que a disponibilização de produtos necessários aos clientes pode ser mantida, enquanto fornecem flexibilidade a produção e a logística para buscar métodos mais eficientes de manufatura e de distribuição de produtos. Esta atividade envolve manter seus níveis tão baixos quanto possíveis decisões quanto à localização e dimensões da área como
número, tamanho e local dos pontos de estocagem; combinação de produtos em pontos de estocagem; níveis de segurança; estratégias de suprimento como previsão de vendas em curto prazo; política de estocagem de matérias-primas e de produtos acabados, e tipos de estratégia adotada como just-in-time, e empurrar ou puxar estoque. Enquanto o transporte adiciona valor de lugar ao produto, o estoque agrega valor de tempo, pois o produto não tem valor a menos que esteja sob a posse do cliente quando e onde eles desejem consumidos.
Armazenagem: Esta atividade envolve o acondicionamento e movimentação de bens e a administração do espaço necessário para manter estoques.
Isso envolve dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.
Manuseio de Materiais: Esta atividade está associada com a armazenagem com apoio à manutenção de estoques e diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem. São problemas importantes: seleção do equipamento de movimentação, procedimentos para formação de pedidos e balanceamento de carga.
Divisões das Atividades do Sistema da Logística
Embalagem e Proteção: A embalagem do produto deve garantir movimentações sem quebra, dimensões adequadas de empacotamento que possibilitem o manuseio ergonômico, além de otimizar a utilização de espaço na armazenagem e no transporte.
Aquisição: É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado.
Programação do Produto: Esta atividade lida com a distribuição
...