Quais são as cargas elétricas?
Projeto de pesquisa: Quais são as cargas elétricas?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joninogueira • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho baseia-se em um estudo aprofundado sobre elementos da eletrostática de forma a compreendê-lo suas funções e suas praticidades. O fenômeno de carga elétrica foi descoberto com o âmbar, há cerca de séculos, pelo filosofo grego Tales, da cidade de mileto. Ele observou que o âmbar, depois de atritado, possuía uma propriedade singular: podia atrair corpos leves. Essa observação permaneceu isolada e sem discussões sobre o assunto. No século XVI, William Gilbert, médico da rainha da Inglaterra daquela época. Descobriu que outros corpos quando atritados se comportavam como o âmbar.
De que se constituem as cargas elétricas?
Se separarmos um átomo em partes como prótons, nêutrons elétrons e jogarmos na direção de um ima ,os prótons seriam desviados para um lado ,e os eletros para a direção contraria ,pois ele são partículas de cargas diferentes de cada partícula se chama carga elétrica. Os elétrons tem cargas negativas e os neutros tem carga neutra.
Um próton e um elétron tem valores absolutos iguais mais tem sinais opostos. O valor da carga de um elétron ou um próton é chamado de carga elétrica elementar e é simbolizado por E.
Sobre o que trata a Lei de Coulomb? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.
Desde a antiguidade temos conhecimento da existência dos fenômenos elétricos. Que foram observados por Tales de Mileto.
Um objeto eletrizado é aquele que possui carga elétrica, caso contrario ele se torna neutro; um corpo neutro possui número iguais de elétrons e prótons. No caso de um corpo positivo sobram prótons e faltam de elétrons, já em um corpo negativo há um excesso de elétrons.
Conforme a analise da capacidade de transportar energia do corpo, classificamos o corpo como isolante ou condutores.
Os corpos classificados como isolantes não possuem uma boa capacidade para conduzir energia, ou seja, não possuem elétrons livres.
Os corpos classificados como condutores, tem a capacidade de conduzir energia, que possuem elétrons livres capazes de transportar cargas.
Através do instrumento chamado eletroscópio foram feitas as primeiras medidas de carga elétrica, que usa a força de repulsão entre as cargas que possuem o mesmo sinal para afastar uma barra metálica da sua posição de equilíbrio. Usando a medição do ângulo de afastamento podemos avaliar a quantidade de carga presente. No Sl a unidade de carga elétrica é 1 Coulomb (representado por 1C) em homenagem ao cientista Charles Coulomb.
O cientista francês Charles Coulomb, descobriu a relação entre a força elétrica entre dois objetos e as cargas neles contidas, ou seja, ele descobriu que a intensidade da força elétrica entre dois objetos pequenos eletrizados é proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa, isto em forma de fórmula é:
F = k ● (Q1 ● Q2) / r2
A letra k pelo sistema de Coulomb, no sistema internacional (SI) ela vale 9 x 109 Nm2/C2, para os objetos situados no ar. Quando as cargas se encontram em outro meio as constantes apresentam um valor menos.
Observe a figura ao lado:
Trata-se de uma balança de torsão que mede com precisão a força entre q1 e q2 conforme a distância de r.
Imagem 3.1 (Ferramenta utilizada por Coulomb, Balança de torção)
O que é Campo Elétrico? Como ele pode ser gerado?
Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades das cargas elétricas são que associados à existência de um campo elétrico no local sendo criado um campo vetorial, que em seu centro encontra-se uma partícula eletricamente carregada e na sua proximidade uma carga pontual, que interagem com a carga de prova, caso não exista interação com uma carga significa que o campo não existe naquele local. Para que possa haver campo elétrico é necessário ter pelo menos duas cargas pontuais uma proximidade da outra.
Uma maneira de se imaginar como seria um campo elétrico é utilizando as chamadas linhas de campo elétrico que foi imaginadas pelo cientista inglês Michael Faraday.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva com uma carga positiva em sua proximidade ele tem um sentido de afastamento, como mostra a ilustração:
Imagem 5.1 ( Duas Cargas Positivas )
Já quando é criado em uma carga negativa com carga positiva , o campo elétrico tem o sentido da carga negativa para a carga positiva como mostra a ilustração :
Imagem 5.2 ( Uma carga positiva e uma carga negativa )
Já no caso de duas cargas negativas não vamos ter o campo elétrico , pois não tempos cargas pontuais.
...