TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Tese: Quais são os principais objetivos da Ergonomia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Estudar as interações do homem em relação as suas atividades laborais e a devida utilização de maquinas e equipamentos, fazendo aplicações de teorias, princípios e métodos de projeto, com o foco na melhoria do bem-estar das pessoas e a sim maximizar o resultado do sistema.

Os dois objetivos fundamentais mais importantes são:

• O bem-estar e a saúde dos trabalhadores: desenvolver e implantar processos que visam a diminuição de esforços repetitivos, reduzir a fadiga e minimizar o risco de acidentes no local de trabalho, através de palestras, readequação daestação de trabalho e acompanhamento na evolução dos resultados alcançados.

• Eficácia e ganho de produtividade: através da qual a organização mede suas diferentes dimensões (produtividade e qualidade). Esta eficácia é dependente da eficiência humanaem consequência, a ergonomia visa conceber sistemas adaptados à lógica de utilização dos trabalhadores.

2) Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

O estudo da ergonomia inicia-se com o descobrimento de artefatos que o homem primitivo, criou para satisfazer as necessidades básicas de se abrigar e resistir em um ambiente hostil. O homem primitivo, começou a utilizar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para extrair água de fontes e cozinhar alimentos, fazer clavas para se proteger ou abater presas. Ele cumpria a mesma atividade com menos esforço e com mais comodidade.

Porém, na revolução industrial a ergonomia começa a surgir com mais destaque.Em 1857, o cientista polonês, WojciechJarstembowsky, deu nome à Ergonomia, pois o mesmo entendeu a Ergonomia como uma ciência natural em um artigo intitulado “Ensaios de ergonomia, ou ciência do trabalho, abalizada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza”. Esta primeira definição estabelecia que: a ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço,pensamento, relacionamento e atenção.

Com o começo da 1ª a Guerra Mundial em 1915, foi constituída a Comissão de Saúde dos Trabalhadores na Indústria de Munições formada essencialmente por fisiologistas e psicólogos.Já em 1929, esta Comissão foi reformulada alterando-se para Instituto de Pesquisa sobre Saúde no Trabalho, expandindo assim o seu campo de trabalho, com análises sobre posturas no trabalho, carga manual, seleção, treinamento, preocupações quanto o ambiente: iluminação, ventilação e outras. Na Inglaterra, 1949, o termo Ergonomia foi oficializado pelo engenheiro inglês Murrell ao instituir a primeira sociedade de Ergonomia do mundo, a ErgonomicResearchSociety.

Com a 2ª Guerra Mundial, existiu a necessidade de adaptar os instrumentos militares para que o operador ficasse menos sobrecarregado, para reduzir o nível de tensão e o risco de desastres. E após a guerra, surge na Inglaterra uma sociedade de pesquisadores preocupados em estudar o ambiente laboral, o que contribui para a difusão da Ergonomia pelo mundo.

A Ergonomia só teve o seu reconhecimento científico e desenvolveu-se por causa dos avanços tecnológicos do século XX, sobretudo após a 2ª guerra mundial, quando as incompatibilidades entre o progresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com