Química analítica
Seminário: Química analítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eletroquimica • 5/11/2013 • Seminário • 1.974 Palavras (8 Páginas) • 326 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Quimica Analitica
Quimica Analitica
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Tecnologia
Enviado por: Jeferson 11 outubro 2011
Palavras: 3250 | Páginas: 13
...
o para retirar resíduos de analíticos anteriores. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores também pode se liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas a fotometria de chama ou espectroscopia de emissão.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.
OBJETIVO
Demonstrar que dependendo do componente utilizado para fazer o teste de chama ocorre uma mudança de coloração na chama dando a caracterização dos cátions do grupo 5, amônio, potássio, sódio e magnésio.
Identificar os cátions através do teste de chama. Ilustrar os fenômenos energéticos que ocorrem em nível eletrônico.
Mostrar para os alunos a emissão de luz de cores diferentes, quando se aquecem determinadas substâncias devido aos átomos características presentes nestas. O objetivo do teste de chama é identificar a presença de alguns metais alcalinos e alcalino-terrosos, pela cor que a chama fica ao ser incendiado uma amostra que contenha tais metais.
Através de reações de via seca e via úmida, realizar os testes analíticos, para identificação dos cátions do grupo 1: Na+, K+ e NH4+
.
FUNDAMENTO TEÓRICO
Este grupo é composto pelos cátions prata, chumbo e mercúrio, cujos
cloretos são insolúveis em água a frio e em ácido clorídrico diluído a frio.
É importante ressaltar que esta divisão dos grupos de I a V pode variar em
diferentes literaturas.
Para análise dos ânions não existe uma separação sistemática que permita a
separação dos ânions comuns em grupos principais. O que se faz é tratar a solução contendo os ânions com certos reagentes que precipitarão alguns deles ou darão alguma reação característica. Serão estudados os ânions cloreto, nitrato, nitrito,sulfato, acetato e carbonato.
Matérias e reagentes
• Tubos de ensaio;
• Estante para tubos de ensaio;
• Pipetas graduadas
• Conta gotas;
• Bico de Bunsen;
• Água destilada;
• Solução de HCl (acido clorídrico)
• Solução de KCl ( cloreto de potássio)
• Solução de CH3COOH (acido acético)
• Solução de NH4Cl (cloreto de amônio)
• Solução de NaOH (hidróxido de sódio)
Procedimento experimental
Experimento 1
Colocou-se em um tubo de ensaio de solução de acido clorídrico (HCl), em seguida colocamos a alça de platina para ser desinfetada. Repetimos esse processo 3 vezes .em seguida fizemos uma papinha com cloreto de sódio (KCl) PA cristalizado com água destilada ficando bem aquosa.
Experimento 2
Juntamos 3 gotas de uma solução de cloreto de potássio (KCl) 0,2mol l-1,3 gotas de acido acético (CH3COOH) 3mol L-1 e 6 gotas de cobalto nitrito de sódio (Na4[Co(NO2)6] num tubo de ensaio,fazendo uma leve agitação.
Experimento 3
Adicionamos 3 gotas de cloreto de amônio (NH4Cl) 0,2mol L-1 e 8 gotas de hidróxido de sódio(NaOH) 4 mol L-1 aquecemos cuidadosamente o tubo de ensaio e testamos a amônia desprendida por meio de um papel de tornassol vermelho umedecido com água destilada colocando acima do tubo sem tocá-lo.
Experimento 4
Colocamos 3 gotas de cloreto de amônio (NH4Cl)
...