REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVAIS
Por: kbmv • 24/8/2017 • Monografia • 10.250 Palavras (41 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP
KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS
CAMPO GRANDE – MS
2004
KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP sob orientação da Profª. Cecília Ribeiro de Souza Gonçalves.
CAMPO GRANDE – MS
2004
KLEBER BOLÍVAR MENEGHEL VARGAS
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Monografia para obtenção do título de Engenheiro Civil
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP
Campo Grande (MS), ___________________ de 2004
Profª. Esp. Cecília Ribeiro de Souza Gonçalves (orientadora) - UNIDERP
Prof. Esp. César Augusto Costa - UNIDERP
Profª. Msc. Vanda Alice Garcia Zanoni - UNIDERP
Dedico a presente monografia aos meus pais, os quais pude contar com todo apoio e votos de confiança durante a minha jornada deste curso, que me ajudaram a crescer como pessoa e como profissional |
AGRADECIMENTOS
A minha orientadora, professora Cecília, a qual pude contar com seus conhecimentos científicos, sua paciência e sua experiência profissional para o correto encaminhamento desta pesquisa.
Aos professores César, Denise, Márcia Rita, Valéria e Vanda, pelo privilégio de poder contar com suas observações, críticas e análises para o melhor desenvolvimento desta pesquisa.
A UNIDERP, que me ajudou a ter uma formação profissional de qualidade, preparando-me para o mercado de profissionais do campo da Engenharia Civil.
A todos os professores do curso de Engenharia Civil, que transmitiram de forma espontânea e clara os conhecimentos que cada um possuí para a melhor formação do acadêmico.
RESUMO
O presente estudo trata da utilização de águas pluviais para rega de jardins e limpeza de pátio. Para se ter conhecimento, foi falado a respeito de toda a trajetória da história da captação de águas pluviais, bem como o desenvolver e as novas legislações que estão sendo adotadas. Para tomada de conhecimento, foram citados alguns produtos existentes no mercado, além de um breve comentário sobre o clima predominante na região de Campo Grande. Dando continuidade, foram demonstradas as fórmulas necessárias para que se pudesse obter os resultados mais precisos. Mantendo o objetivo deste trabalho, foi feito inicialmente um reconhecimento do local de estudo, aonde já existia um sistema de captação pluvial implantado pelos próprios moradores. Primeiramente foram feitas coletas de dados, a princípio, uma análise do local de estudo, fazendo um levantamento de áreas possíveis de captação e das áreas que seriam destinadas para a utilização da água captada (áreas de jardins, pátio e estacionamento). Após a definição das áreas, foi feito o cálculo do consumo de água para limpeza e rega destas áreas, utilizando fórmulas conhecidas pela ABNT. O próximo passo foi o estudo do sistema já implantado, analisando sua capacidade de captação e sua eficiência. Com base nos dados dos índices pluviométricos dos últimos 30 anos, foi montado uma tabela aonde foi obtido o consumo real, e o período de atendimento que o reservatório existente estava proposto. Em seguida foi feito o estudo para a utilização da cobertura da área de estacionamento, fazendo um levantamento e chegando a uma área de captação, que após conclusões obtidas através dos cálculos desta nova área, chegou-se ao resultado que a nova área supriria integralmente a demanda de consumo destinada para rega de jardins e limpeza do pátio. Porém, ao se obter este valor, foi encontrado o obstáculo da implantação de novos reservatórios. Tratando-se de uma edificação já existente, e das limitações do reservatório (pois não pode estar em contato com a luz do Sol) foi feita à sugestão da implantação de reservatórios subterrâneos, propondo a implantação de bombas para que se possa atender todas as áreas de limpeza e rega. De um modo geral, os resultados obtidos comprovaram que se pode implantar um sistema o qual se atenda as necessidades deste estudo, dando um fechamento da implantação de um mapeamento pluviométrico da região de Campo Grande.
Palavras chave: Captação, índices pluviométricos, água pluvial, reservatórios.
LISTA DE TABELAS
Tabela 01 – Coeficiente de Runoff em relação ao tipo de cobertura 40
Tabela 02 – Média mensal da precipitação de Campo Grande – MS, no período de 1972 a 2003 43
Tabela 03 – Área levantada 43
Tabela 04 – Consumos reais mensais 44
Tabela 05 – Dimensionamento da cisterna 45
Tabela 06 – Dimensionamento da cisterna 49
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Esquematização do ciclo hidrológico 16
Figura 2 – Clima do planeta Terra 18
Figura 3 – Abanbars – Sistema de captação de água no Irã 19
Figura 4 – Cisterna do povo Maya 20
Figura 5 - Projeto de coleta de água de chuva denominado "121" no Norte da China 24
Figura 6 – Projeto de coleta de água de chuva "121", vista parcial 24
Figura 7 – Cisterna de concreto com tela de arame para 10.000 litros 29
Figura 8 – Parafusando a fôrma de folha e aço.....................................................29
Figura 9 - Fôrma de folha de aço envolvida com tela de arame e arame galvanizado. 30
...