REAÇÕES QUÍMICAS EM SOLUÇÃO AQUOSA
Por: Vinicius Deon • 9/5/2017 • Relatório de pesquisa • 898 Palavras (4 Páginas) • 712 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SUAS TECLONOGIAS
PRÁTICAS DE QUÍMICA – QUI0446-AA
PROFESSOR: CARLOS ALEJANDRO FIGUEROA
REAÇÕES QUÍMICAS EM SOLUÇÃO AQUOSA
Gabriel Guerras e Vinícius Matheus Deon
Caxias do Sul
Julho de 2014
1. OBJETIVOS
Realizar, observar e entender os tipos de reações aquosas, e os compostos formados pelas reações.
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nessa prática, tinha-se que preparar diversas soluções, conforme esquema abaixo.. Depois de prontas, tinha-se que observar as reações, equacionar, denominar os compostos e indicar os precipitados formados por cada reação: Todos compostos abaixo são aquosos:
a)Nitrato de prata
b)Cloreto de sódio
c)Acetato de chumbo II
d)Iodeto de potássio
e)Cromato de potássio
f)Sulfato de sódio
g)Cloreto de bário
h)Hidróxido de sódio
i)Cloreto de cobre II
j)Cloreto de ferro III
k)Cloreto de cálcio
l)Carbonato de sódio
Colocar em tubos de ensaio previamente identificados 10 gotas de cada uma das seguintes soluções: a + b; c + d; a + e; f + g; h+ j; k + l; j + l; h+i
a + b) Equação: AgNo3 (nitrato de prata) + NaCl (cloreto de sódio) = AgCl (cloreto de prata) + NaNo3 (nitrato de sódio)
A substância precipitada é o cloreto de prata não dissolvido. E a reação consiste na dupla troca, e fica com coloração branca. A função da solução pertence aos sais.
c + d) Equação: Pb(CH3COO)2 (acetato de chumbo II) + 2KI (iodeto de potássio) = PbI2 (Iodeto de chumbo II) +2KC2H3O2 (acetato de potássio C2H3KO2)
Obs.: acetato de potássio trata-se de uma base fraca; Essa reação produz um precipitado amarelo, referente ao iodeto de chumbo II (pertence aos sais).
a + e) Equação: AgNo3 (nitrato de prata) + K2CrO4 (cromato de potássio) = Ag2CrO4 (cromato de prata)+ 2KNO3 (nitrato de potássio).
Reação fica de cor vermelho amarronzado por causa do cromato de prata diluído juntamente com o nitrato de potássio. Tanto o cromato de prata quanto o nitrato de potássio pertencem a função dos sais.
f + g) Equação: Na2SO4 (sulfato de sódio) + BaCl2 (cloreto de bário) = BaSO4 (sulfato de bário) + 2NaCl (cloreto de sódio).
A reação fica de cor branca, restando o sulfato de bário, que não é diluído na água. Os dois compostos formados pela reação são sais.
h + j) Equação: 3NaOH (hidróxido de sódio) + FeCl3 (cloreto de ferro III) = Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III)+ 3NaCl (cloreto de sódio)
Reação gera um composto marrom avermelhado não solúvel em água (hidróxido de ferro III), já o cloreto de sódio é diluído na água, assim a parte líquida permanece incolor. Hidróxido de ferro III é uma base fraca, E o cloreto de sódio é um sal.
k + l) Equação: CaCl2 (cloreto de cálcio) + Na2CO3 (carbonato de sódio) = 2NaCl (cloreto de sódio) + CaCo3 (carbonato de sódio).
...