RECURSOS HUMANOS
Casos: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLEKEVI • 25/11/2013 • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 383 Visualizações
1. Introdução:
A questão do uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas tem sido abordada por uma ótica predominantemente psiquiátrica ou médica. As implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas são evidentes, e devem ser consideradas na compreensão do problema, cabe ainda destacar que o tema vem sendo associado a criminalidades em todos os âmbitos.
Segundo Ministério da Saúde em 2012 o percentual de fumantes no Brasil é de 14,8% da população.
A história possui inúmeros registros evidenciados do uso de drogas no cotidiano. Na antiguidade elas já eram usadas em cerimônias e rituais para a obtenção do prazer e diversão, os indígenas as utilizavam em rituais sagrados e em suas festividades, os egípcios usavam o vinho e a cerveja para o tratamento de doenças e para amenizar a dor principalmente em caso abortivo, os gregos e romanos faziam o uso em suas festividades sociais e religiosas.
Estudos sobre dependências humanas, como o tabagismo e o alcoolismo, veem se polarizando a atenção médica ha algumas décadas, a partir desses estudos há a confirmação e correlação positiva entre tabagismo e alcoolismo (CHAIEB,1998).
E ainda podemos observar que segundo Lenad ( Levantamento Nacional de Álcool e Drogas ) o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína ficando atrás apenas dos Estados Unidos o estudo revela que o país responde por 20% do consumo mundial, e ainda que ao todo mais de 6 milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivado.
Pesquisa:* OMS ( ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE )
Com todos dados acima definimos e observando que há necessidade de nossa sociedade, nossa Universidade Anhanguera Campus Osasco e a comunidade onde ela está inserida de ser alertada e precavida sobre o uso e consumo de drogas e com isso decidimos implantar o PROJETO DE AÇÃO ANTIDROGAS.
2. Organização e Planejamento do Projeto:
O Projeto será aplicado na Universidade Anhanguera Campus Osasco e terá como objetivo principal apresentar a nocividade das drogas e seu consumo aos universitários, professores e funcionários em geral, e a comunidade onde o Campus está inserido.
Segue os procedimentos e forma de aplicação e alunos envolvidos e responsáveis pelo projeto:
1. Inicialmente o projeto partira de uma entrevista com o Delegado Civil da região para conseguirmos mais informações sobre o uso das drogas e sua nocividade, e verificando a possibilidade de termos em nosso Campus um especialista no assunto palestrando aos alunos, professores e funcionários em geral em todos os turnos existentes no Campus.
2. Entrevista com um Psicólogo de atuação na área de dependência química e a interação deste nas palestras.
3. Capacitação de toda a equipe envolvida no projeto, sobre o que é droga lícita e ilícita e como enfrentar os problemas causados por elas.
4. Reunião com a Secretária da saúde para saber quais os procedimentos e ações realizados por ela, e como fazer para conscientizar a comunidade de que se devem trabalhar juntos na prevenção.
5. Realização de palestras no Campus para alertar sobre o uso das drogas e também a prevenção, como já informado anteriormente.
6. Reunião com a direção do Campus Universitário e a apresentação do projeto em PowerPoint levando os a compreender a importância do assunto principalmente dentro de uma universidade onde os jovens estão iniciando seu projeto de vida e com isso tentar faze-los entender que o uso de drogas poderá acabar com sonhos e projetos e ainda com suas vidas.
7. Recebendo a autorização da direção daremos início ao projeto dentro do Campus, iniciando com uma divulgação com folders informando sobre as drogas e seus efeitos e com a data e horário das palestras que serão realizadas.
Para que todo o desenvolvimento deste projeto e sua realização nossa equipe estará totalmente responsável pelos recursos necessários e pessoas envolvidas, para que isso ocorra dividimos as tarefas da seguinte forma:
• Eliane e Silvia ( Gestoras Gerais ) : Responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e sua aplicação.
• Crystiania e Flávia ( Gestoras de Marketing ): Responsáveis pelas divulgações, entrevistas e reuniões.
• Cleverson e Claudinei ( Gestores de Operações ): Responsáveis por toda operação do projeto a ser realizado no Campus ou fora dele.
3. Metodologia:
As atividades constituídas foram definidas para identificação de possíveis problemas que possa
...