RELATÓRIO DA PALESTRA AGROFOREST
Por: Bruna Rodrigues • 25/9/2018 • Resenha • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 89 Visualizações
RELATÓRIO DA PALESTRA
Nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2018, no salão nobre da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva que localiza se na cidade de Itapeva – SP ocorreu o AGROFOREST 2018. O evento foi promovido pela Profª. Dra. Carolina Pirajá de Oliveira e equipe e teve como principal objetivo aprofundar debates sobre:
-Meio ambiente: Usos e restrições - Bioflorestal Engenharia
- Desafios e oportunidades da Agricultura Orgânica
- Calcário Agrícola na Agricultura Brasileira
- Resinagem de Pinus na região sudoeste paulista
-Colheita e Transporte Florestal
Assim desta forma dividido em palestras em dias subseqüentes, as palestras tiveram como público alvo principal os alunos dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia.
Com um discurso temático pertinente, os palestrantes alcançaram com sucesso os objetivos propostos, estendendo-se o período até 21h40min, dado o interesse dos ouvintes. O evento veio reforçar a verdade de que nem sempre a teoria contempla as necessidades do dia a dia, e o quanto se faz necessárias ações éticas para alcançar o sucesso, bem como a dedicação plena naquilo que se propõe a realizar.
RESUMO DAS PALESTRAS DURANTE O EVENTO
Meio ambiente: Usos e restrições - Bioflorestal Engenharia
Reserva legal: De acordo com a Lei 12.651/2012, todo imóvel rural deve manter uma área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal. Trata-se de área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. Sua dimensão mínima em termos percentuais relativos à área do imóvel é dependente de sua localização.
Tamanho Reserva legal: 20% (Região)
Àrea de Preservação Permanente: Conforme definição da Lei n. 12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
USO DOS RECURSOS NATURAIS DENTRO DA PROPRIEDADE RURAL
- Usos Regulatorios-Uso Racional-Licito
- Quais são os órgãos licenciadores do Estado de São Paulo?
- DAEE- Departamento de Água e Energia Elétrica – Recursos Hídricos;
- CETESB: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Vegetação Nativa,Reserva Legal, e APPs;
- CBRN E CFA
Quem deve pedir Outorga?
Todo usuário que fizer uso ou interferência nos recursos hídricos das seguintes formas:
• Na execução de obras ou serviços que possam alterar o regime (barramentos, canalizações, travessias, etc.):
• Na execução de obras de extração de águas subterrâneas (poços profundos);
A implantação de qualquer empreendimento (obras, serviços ou conjunto de obras e serviços) em fase de planejamento ou projeto, que demande a utilização de recursos hídricos (superficiais ou subterrâneos), dependerá de previa manifestação do DAEE quanto a sua viabilidade.
Considerações Outorga
Finalidade do pedido
Captação direta do curso d água
Captação superficial do barramento
Domínio do rio (Estadual ou Federal)
GEORREFERENCIAMENTO
é o mapeamento de um imóvel rural referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica. Serve para a regularização registral dos imóveis rurais, segundo a nova legislação (Lei 10.267/01 e Decretos 4.449/02 e 5.570/05).
Desafios e oportunidades da Agricultura Orgânica
-Sustentabilidade
-Mercado de alimentos orgânicos no Brasil,rentável e em crescimento, o retorno de produtos orgânicos e 33% maior que os produtos convencionais.
Grandes redes de varejo como (Carrefour, Walmart,Pão de açúcar ) investem em produtos e tem marcas próprias de produtos orgânicos.
Produtos orgânicos mais consumidos no Brasil estão entre as verduras ,os legumes, frutas e cereais.
Busca pela saúde é o principal motivador do consumo de orgânicos. Os orgânicos podem ser encontrados em diversos locais como:
Supermercado 64%
Feira 26%
Loja de produtos naturais 5%
Direto do produtor 3%
Grupo de compras coletivas 2%
Existe um impasse no consumo de orgânicos por conta de fatores como:
Alto custo (geralmente orgânicos são mais caros).
Preços menos acessíveis
Produtos com maior valor que o produto convencional
Falta de lugares próprios.
Desejos do Agricultor
Menor Custo
Maior produtividade
Melhor qualidade
Maior numero de safra por ano
Vender melhor
Os Desafios e Oportunidades que se encontram no mercado:
Logística, integração da cadeia, ganho, perda.
A grande perda de desperdício na produção de soja chega ate 32%,desde o plantio no campo até o transporte no caminhão.
Calcário Agrícola na Agricultura Brasileira
O Palestrante aborda a importância da aplicação do calcário para a correção do solo, pois graças a dois minerais em sua composição o calcário pode corrigir solos ácidos e com pouca fertilidade. Por isso, inúmeros agricultores têm tido sérios problemas com a sua produção por adiarem a calagem dos solos. Alguns correndo o risco de até mesmo de perderem parte de seus recursos investidos.
Outro tema abordado foi qual seria o motivo que levou a nossa agricultura a evoluir tão pouco em área, mas aumentar extraordinariamente em produção, os lucros dessa produção se tornam muito complexos para definir apenas um parâmetro para esse acontecimento na nossa agricultura, mas um dos principais fatores que fez com que a agricultura crescesse tem sido o melhoramento genético dentro da biotecnologia, desenvolvendo tecnologias de resistência herbicidas, insetos umas das partes da tecnologia seriam trazer um uma agricultura mais sustentável.
...