RELATÓRIO DE ATIVIDADE: Ponte de Wheatstone
Por: Carla Moraes • 30/5/2018 • Relatório de pesquisa • 830 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
ALLAN CAMPOS
CARLA FERNANDA MORAES
GABRIEL GOMES
RELATÓRIO DE ATIVIDADE: Ponte de Wheatstone
Relatório apresentado ao professor Eduardo Beline na disciplina de Laboratório de Circuitos Eletroeletrônicos, do curso de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MACAÉ/ RJ
MAIO DE 2018
- OBJETIVO
No experimento foi proposto o uso da Ponte de Wheatstone com um Potenciômetro e um Termistor. Através do experimento, verificou-se as condições de equilíbrio com o ajuste da resistência do Potenciômetro e, após isso, observou-se o comportamento da tensão no circuito através do aumento de temperatura no Termistor.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
A Ponte de Wheatstone é um tipo de circuito que torna possível a medição de uma resistência desconhecida, para isso, basta organizar as resistências de forma que a tensão na ponte seja igual a zero. Parte-se do princípio que dois resistores tenham os valores conhecidos e que o terceiro seja um potenciômetro. Este o qual tem como característica a possibilidade do ajuste de resistência através da rotação de seu controle.
[pic 1][pic 2]
Essa mudança de resistência por parte do potenciômetro torna o processo de avaliar com qual configuração de resistores a tensão no ponto A é igual a tensão no ponto B de forma bem mais prática. Uma vez que não existe a necessidade da alterar resistores de lugar, ou seja, não é necessário mexer no circuito.
O funcionamento ocorre através da rotação do ajuste do potenciômetro e do monitoramento por meio do multímetro – este necessário para verificar a corrente
entre os pontos A e B. Quando essa grandeza alcançar o valor zero tem-se a indicação do equilíbrio.
Após isso a resistência de R3 em que se chegou ao equilíbrio é medida e é possível obter uma fórmula que fornece o resultado para a resistência desconhecida do circuito em temperatura ambiente. Primeiro basta utilizar o divisor de tensões para determinar equações para Va e Vb, a partir daí o equilíbrio só ocorre quando Va=Vb
[pic 3]
[pic 4]
Isolando Rx e fazendo MMC.
[pic 5]
Tais circuitos podem ser usados na prática de forma que com a variação de temperatura, causando mudança de resistência do Termistor Rx, poderá ver-se uma tensão surgindo entre os pontos A e B, a partir daí basta monitorar a zona de ponte para tensões. Esse sistema pode ser visto em aparelhos de ar-condicionado que ligam após a temperatura ambiente aumentar até certo ponto, ou então desligam após a temperatura ambiente chegar ao desejado.
É possível determinar com os cálculos feitos mais abaixo que o resistor usado nessa experiência é do tipo NTC, isto é, sua resistência diminui com o aumento de temperatura. O outro Termistor existente é o PTC, em que a resistência aumenta com o aumento de temperatura.
- MATERIAIS UTILIZADOS
A Ponte de Wheatstone é um
- Fonte de tensão contínua;
[pic 6]
- Resistor;
[pic 7]
- Potenciômetro 5kΩ;
[pic 8]
- Termistor tipo NTC;
[pic 9]
- Ferro de solda;
[pic 10]
- Multímetro.
[pic 11]
- DESENVOLVIMENTO
Neste experimento de Ponte de Wheatstone seguiu-se as etapas definidas pelo Manual de Laboratório Eletroeletrônico da UFRJ-Macaé disponibilizado pelo professor Eduardo Beline.
...