RELATÓRIO DE ESTRUTURAS ( PONTE-TÚNEL ÖRESUND )
Por: alissoncouto2010 • 29/6/2020 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
ALISSON COUTO FERREIRA
RELATÓRIO DE ESTRUTURAS ( PONTE-TÚNEL ÖRESUND )
BRASÍLIA
2020
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO.......................................................................................03
- DESENVOLVIMENTO...........................................................................04
- Túnel..............................................................................................05
- A superestrutura Da ponte..........................................................06
- CONCLUSÃO........................................................................................07
REFERÊNCIAS...........................................................................................08
- INTRODUCÃO
O seguinte relatório tem como objetivo relatar algumas técnicas de construção que foi realizada na ponte-túnel Öresund que liga à Suécia a Dinamarca.
Em 1991, quase um século depois, os dois países finalmente firmaram acordo
Em 1994 deu-se inicio as obras, mas de imediato se verificara que não seria fácil.
As soluções encontradas foram audaciosas, mas necessárias para que o projeto fosse levado a diante.
DESENVOLVIMENTO
A ponte-túnel Öresund é a maior ponte da Europa e uma das maiores do mundo, desde o ano de 1873 as pessoas viam pesquisando uma maneira de ligar os dois países (Suécia e Dinamarca), mas sempre era impossível pela falta de tecnologia e por ser muito distante. Em 1991 foi assinado um acordo para a construção da ponte e sua obra iniciado em 1995 trazendo grandes desafios para as pessoas envolvidas no projeto como qual seria a estrutura que seria usada na ponte, dificuldade também com o clima da região que fica bem abaixo dependendo da época, ficando próximo também de aeroporto que poderiam ocasionar um colapso na estrutura da ponte, e também tem os navios que passariam ali em baixo daquela ponte, criando um desafio enorme aos engenheiros. Com sucesso conseguiram desenvolver uma ponte que não atrapalhasse os aviões e também os navios que passariam ali naquele estreito, e uma ponte só não seria possível ligar um país ao outro.[pic 2]
Fonte: (Ponte-oresund-08.jpg)
“Alguns sistemas estruturais foram simulados, porém o sistema que atendeu aos critérios exigidos foi o sistema estrutural de ponte estaiada, devido a sua estrutura ser rígida o suficiente para o trafego pesado de trens, pois os cabos de sustentação se ligam-se diretamente as torres fixas”. (JOSEPH, 2018, p. 2).
- Túnel
Os engenheiros fizeram também um túnel que fazia parte da ponte e ela tem 4 km de extensão. Muito das estruturas que foram feitas pro túnel em baixo do mar foram feitos em canteiro de obra e foram muito difícil de levar até o local, sendo transportado por balsas e rebocadores até o local de encaixe, foram feitas 20 peças cada uma com 75 metro de cumprimento, 38 metros de largura e 8,5 metros de altura consumindo 8 trilhões de litros de concreto, pesando toneladas.
[pic 3][pic 4]
Fonte: (dywidag-systems-sweden-oeresund-01.jpg)
- A superestrutura da ponte
[pic 5]
Fonte: (the-oresund-bridge.jpg)
“A superestrutura da ponte Öresund é uma estrutura composta de aço e concreto com vigas de treliça. A ponte estaiada foi construída com um arranjo de dois andares, no patamar superior tem-se o tráfego rodoviário em concreto, as duas vias férreas são posicionados em um nível mais baixo com treliças verticais compostas em triângulos unilaterais em ambos os lados. Isso garante uma grande rigidez de flexão na plataforma, e em combinação com um sistema eficiente de cabo em forma de “harpa” com suporte intermediário nas travessas laterais, propriedades estáticas e dinâmicas favoráveis são alcançadas”. ” (JOSEPH, 2018, p. 14).
...