RELATÓRIO DE EXPERIENCIA DA RESIDENCIA PEDAGOGICA
Por: João Batista • 26/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 2.794 Palavras (12 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
RELATÓRIO DE EXPERIENCIA DA RESIDENCIA PEDAGOGICA – 2021
João Batista de Andrade Filho
QUIRINÓPOLIS – GOIÁS
24/09/2021
RELATÓRIO DE EXPERIENCIA DA RESIDENCIA PEDAGOGICA – 2021
João Batista de Andrade Filho
Relatório de experiencia da residência pedagógica efetuada nos colégios CEPMG Dr. Pedro Ludovico e Colégio Estadual de Tempo Integral Independência apresentado ao Prof. Orientador Dr. Marcos Roberto da Silva, no Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis
QUIRINÓPOLIS – GOIÁS
24/09/202
ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO DISPOSITIVO PROVOCADOR DE APRENDIZAGEM EM COLÉGIOS ESTADUAIS DE QUIRINÓPOLIS
RESUMO:
Apresento experiências produzida na perspectiva da Educação Matemática Inventiva (SILVA, 2020; SILVA & SOUZA JR, 2019, 2020a, 2020b) que foi desenvolvida por residentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, em meio as ações e práticas educacionais realizadas no Colégio Estadual de Tempo Integral Independência. No primeiro módulo tivemos como objetivo utilizar a robótica como um dispositivo provocador de aprendizagem do conteúdo de ciclo trigonométrico para aplicar a proposta de aprendizagem e utilizar a educação matemática inventiva. Como minha experiência ocorreu durante o período de distanciamento social provocado pela Covid 19, as ações e práticas ocorreram por meio de encontros virtuais via Google Meet, foram feitas reuniões para decidirmos como o mundo inventivo e os problemas inventivos que produzimos seriam explorados durante o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica. No segundo módulo o conteúdo a ser explorado tendo os mesmos objetivos foi função exponencial e no terceiro e último módulo o foco maior foi o compartilhamento das ações e práticas em eventos científicos e aperfeiçoamentos pedagógicos. A regência no colégio estadual de tempo integral independência ocorreu de forma remota pelo cenário explicitado acima. Foi possível perceber durante a experiência que a aprendizagem dos alunos foi provocada de uma forma diferente em um ambiente totalmente virtual, que ainda não é acessível a um número significativo de alunos que não possuem recursos tecnológicos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática Inventiva; Formação Inventiva de Professores; Robótica Educacional; Residência Pedagógica.
INTRODUÇÃO
É preciso destacar que o presente trabalho visa expor a experiência obtida através de uma pesquisa que é fruto de um projeto de extensão “Matemática com Robótica”, e também do projeto EMIR: Educação Matemática com Robótica e que ambos estão relacionados a Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis e a mesma ocorreu durante a participação do programa federal de Residência Pedagógica.
Antes de adentrar ao assunto de educação matemática inventiva relacionada com o uso de robôs é preciso entender o que significa a definição de robôs nesse contexto, que poderiam ser definidos como aqueles que possuem a capacidade de agirem de forma automática e intencional seja para alcançar algum objetivo para si ou para alguém e que os mesmos também possuem capacidade de aprenderem ou reproduzirem algo. “Estudo dos robôs é o estudo da sua capacidade de sentir e agir no mundo físico de forma autônoma e intencional” (MATARIĆ, 2014, p. 21)
Este relato visa ressaltar a importância do desapego as práticas pedagógicas convencionais ou cristalizadas que seriam os modelos de representações adquiridos pelos futuros professores em formação que sempre acabam reproduzindo as metodologias de ensino de seus antigos professores e assim ficando cada vez mais limitados quanto a sua capacidade de problematizar e de criar novas possibilidades dentro do campo educacional e então surge um processo de ensino denominado robótica educacional “construída em diferentes contextos, espaços, com diferentes agentes e podendo ou não usufruir de uma metodologia” (MATARIĆ, 2014, p. 21).
Após várias reuniões e discussões realizadas a fim de direcionar o contexto do projeto que iriamos realizar e como seria executado nas escolas foi decidido que seriam 10 problemas sobre ciclo trigonométrico no primeiro modulo e 10 problemas relacionados ao conteúdo função exponencial do Colégio Estadual de Tempo Integral Independência da cidade de Quirinópolis e em seguida foi decidido como seriam feitas as regências nos colégios destinados onde eu tive o prazer de realizar a referida no mesmo colégio.
Silva (2020) em sua tese de doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e na linha de pesquisa em Educação para Ciências expos algumas das concepções iniciais sobre Educação Matemática Inventiva onde a mesma também esteve ligada a produção inventiva de Propostas Educacionais com o uso da robótica educacional na Universidade Estadual de Goiás a partir de fevereiro de 2017.
A Educação Matemática Inventiva se constitui como um campo de forças quente e ativo em processo de deslocamento, que provoca a mente humana a pensar e ao mesmo tempo encoraja o uso dos conhecimentos matemáticos para dar vida àquilo que habita e salta dos pensamentos. Nesse sentido, é composição e arte que tensiona a limitação das práticas educacionais aos meios de mecanização, padronização e representação que sufocam o poder inventivo da humanidade. (SILVA, Marcos Roberto da, 2020, p. 219)
...