RELATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO
Por: Taynara Queiroz • 25/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.276 Palavras (14 Páginas) • 217 Visualizações
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANDRÉ PIMENTEL
HEWERTON DA SILVA MESQUITA
JAIME BONÊS JÚNIOR
MARCELO HENRIQUE COSTA TEIXEIRA
TAYNARA CRISTINA SILVA QUEIROZ
RELATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO
PORTO VELHO – RO
2019
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANDRÉ PIMENTEL
HEWERTON DA SILVA MESQUITA
JAIME BONÊS JÚNIOR
MARCELO HENRIQUE COSTA TEIXEIRA
TAYNARA CRISTINA SILVA QUEIROZ
RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE CACAULÂNDIA - RO
Relatório apresentado à Disciplina de Geoprocessamento, do curso de Engenharia Civil da FARO - Faculdade de Rondônia, para obtenção de nota da N2 da turma ENG09NA do professor Luiz Gilberto Dall’lgna.
PORTO VELHO – RO
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DETERMINAÇÃO DO LOCAL DO ATERRO SANITÁRIO CONFORME OS CRITÉRIOS DISPOSTOS NA CONAMA 4
2.1 - ESCOLHA DA ÁREA 4
2.1.1 - CACAULÂNDIA 4
2.2 - SOLUÇÕES 9
2.2.1 - ATERRO SANITÁRIO 9
1.2.1 - ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 12
3. Conclusões 14
4. Referências 15
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta um mapeamento de diferentes graus de aptidões para a implantação de um aterro sanitário no qual é descrito as etapas da atividade avaliativa valida como a nota da N2, a modelagem do estudo foi realizada com o auxílio de programa QGIS no dia 15 de novembro de 2019.
O objetivo da atividade foi designar a melhor área para o empreendimento de cunho social obedecendo os critérios dispostos na CONAMA, citados a seguir: 1. O empreendimento deverá estar localizado no município de Cacaulândia; 2.O empreendimento deverá estar localizado na Folha 1:100.000; 3.Ficar distante dos corpos d’água a 200 metros; 4.Ficar distante de estruturas geológicas a 200 metros; 5.Ficar distante 50 metros das estradas; 6.Ficar fora da área urbana; 7.Selecionar a maior área com o maior peso; 8.Ter área superior a 2km; 9.Estar o mais próximo possível da cidade.
A partir desses critérios é possível implementar um aterro sanitário que atenda a toda a população, e evite impactos ambientais e sociais, já que os lixões são responsável por acarretar problemas de proliferação de insetos, danos à saúde, mau odor, e de chorume que é um líquido com alta capacidade de poluição de lençóis freáticos, poços e lagos
DETERMINAÇÃO DO LOCAL DO ATERRO SANITÁRIO CONFORME OS CRITÉRIOS DISPOSTOS NA CONAMA
2.1 - ESCOLHA DA ÁREA
A determinação da localização e implantação do aterro sanitário deste estudo, visa a melhoria de um munícipio, todos os levantamentos levaram em consideração critérios técnicos, econômico-financeiro e político-sociais, mostrando o melhor local e área para a implantação do aterro sanitário através de um sistema de informação geográfica em torno da sede municipal, através de geoprocessamento que foram hierarquizados os locais que melhor atendem aos critérios propostos.
Neste processo foi pré-selecionado locais mais favoráveis utilizando-se somente de dados secundários, portanto:
2.1.1 - CACAULÂNDIA
Figura 1: Localização de Cacaulândia.
[pic 2]
Fonte: Acervo pessoal (2019).
Oriunda do Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR), do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Marechal Dutra, a região é um importante polo produtor de cacau e seu nome está ligado ao fruto do cacaueiro (Theobroma cacao). Apesar de ter o projeto de emancipação contido nas Disposições Transitórias da Constituinte de Rondônia de 1989, somente foi transformado em município através da Lei nº 374, 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho. Tem sua área desmembrada do município de Ariquemes em 1992 (cnm. org.br). Limita-se ao norte, com Ariquemes; ao sul, Governador Jorge Teixeira; a leste, Jaru; e a oeste, Monte Negro. Atualmente apresenta área territorial de 1.961,781 km² e densidade demográfica 2,92 hab/ km² (IBGE, 2010).
A área de estudo não possui nenhuma estrutura de disposição final de resíduos sólidos, sendo necessário a construção do empreendimento.
O aterro sanitário consiste na disposição de resíduos em área impermeabilizada com recobrimento e compactação dos mesmos com camadas sucessivas de solo (FELICORI et al., 2016). Assim, mesmo com a impermeabilização, é importante que o solo do local seja profundo e distante dos lençóis freáticos para prevenir a contaminação dos recursos hídricos subterrâneos.
A Figura 2 mostra que o município maior parte é classificado como latossolo. De acordo com Ker (1997), o solo de Erechim é latossolo roxo distrófico, considerado como solos minerais, profundos, de bem a acentuadamente drenados e de coloração vermelho-arroxeada.
Segundo relatório da FEPAM (2001), o Município de Cacaulandia possui uma espessura de solo superior a 150 cm, textura argilosa, lençol freático ausente, dentre outros parâmetros que classificam o solo do Município como altamente resistente a impactos ambientais. Portanto, em geral, os solos possuem boa aptidão à instalação de aterros sanitários.
Figura 2: tipos de solos local. [pic 3]
Fonte: Acervo pessoal (2019).
Figura 3:Precipitação Anual.
[pic 4]
Fonte: Acervo pessoal (2019).
Figura 4:Geomorfologia.
...