RELATÓRIO DE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Por: Thamara Faria • 13/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 867 Visualizações
INTRODUÇÃO
Entre os assuntos mais relevantes da física está à cinemática, que trata da descrição do movimento. Os principais movimentos estudados são o MRU. e o MRUV.
Para iniciar o estudo dos movimentos é importante compreender a estrutura do movimento retilíneo uniforme (MRU).
Saber descrever o movimento e entender como uma partícula se desloca ao longo de uma trajetória, nos incentiva a realizar experimentos para comprovar teorias e leis físicas, que nos são passadas em sala de aula.
E para demostrar como é a dinâmica do MRU, realizamos um experimento na aula do dia 29/08/2014, cujos resultados serão apresentados neste relatório.
5
1. Demonstração do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
1.1 Materiais
Para a realização do experimento é necessário:
1 Plano inclinado articulável.
Figura 1.1: Foto do plano inclinado. 1 Cronômetro. 1 Imã. Papel milimetrado para fazer gráficos.
1.2 Experimento
1- Nivele a base do plano inclinado ajustando a rosca de seus calços de borracha. Faça o ajuste para que a base fique o mais horizontal possível, não tendo decaimento para nenhum dos lados. 2- Eleve o plano inclinado 15 ◦ acima da horizontal. 3- Com a ajuda do imã, posicione a esfera metálica na marca X0 = 0 mm. 4- Libere a esfera, ligue o cronômetro e pare-o quando a esfera passar pela marca X1 = 100 mm. Anote na Tab. 1.1 a posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido. Repita esse procedimento 3 vezes, calcule a média dos tempos e anote na tabela. 5. Faça a mesma operação do item anterior para X2 = 200 mm, X3 = 300 mm e X4 = 400 mm, respectivamente. 6. Calcule a velocidade média em cada um dos percursos e complete a Tab. 1.1.
6
7. Utilizando os valores de ∆x e ∆t da Tab. 1.1, construa um gráfico de x × t, com a ajuda do quadro milimetrado.
1.3 Questionário
1. Defina a grandeza velocidade escalar média, escreva sua expressão matemática e dê sua unidade de medida no S.I.
A velocidade escalar média (Sméd) é uma forma diferente de descrever "com que rapidez" uma partícula está se movendo em função do tempo gasto. Enquanto a velocidade média envolve o deslocamento da partícula Δx a velocidade escalar média é definida em termos da distância total percorrida (o número de metros percorridos, por exemplo), independentemente da direção. Assim:
𝑆𝑚é𝑑 =
𝑑𝑖𝑠𝑡â𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 ∆t
Unidade de medida
𝑆𝑚é𝑑(Velocidade Escalar) m/s (metro por segundo) Distância Total m (metro) Δt (Variação do Tempo) s (segundo)
2. Defina a grandeza velocidade escalar instantânea, escreva sua expressão matemática e dê sua unidade de medida no S.I.
7
A velocidade escalar instantânea é o módulo da rapidez com a qual um objeto está se movendo em um certo instante. É considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero.
𝑣 = lim ∆𝑡 →0
∆𝑥 ∆𝑡
=
|𝑑𝑥| |𝑑𝑡|
Unidade de medida
𝑉 (Velocidade Instantânea) m/s (metro por segundo) dx ( Derivada da posição) m (metro) dt (Variação do Tempo) s (segundo)
3. Explique o que é movimento retilíneo uniforme (M.R.U.)
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. A equação horária forma um gráfico da função
...